Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/11/2018
Conselho participa de roda de conversa sobre aborto, na Universidade de Passo Fundo (UPF)


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Úrsula Stüker, participou, no dia 14 de novembro, em Passo Fundo, do III Ciclo de Palestras de Saúde da Mulher, uma Roda de Conversa sobre Aborto: Aspectos Clínicos, Ético-Legais e Psicossociais. A atividade foi promovida pelas(os) alunas(os) do quarto nível do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF), estimuladas(os) pela professora doutora Mara Regina Tagliari Calliari.

Também participaram da Roda a psicóloga Eliana Sardi Bortolon, servidora da prefeitura de Passo Fundo; a enfermeira Eliane Sobiesiak Moretto, servidora da Coordenadoria de Saúde da região de Passo Fundo; a delegada da Polícia Civil Carolina Goulart; além de Patrícia Ketzer, Tainá Teixeira e Elisandra Folle, ligadas ao movimento feminista.

Úrsula destacou que o aborto clandestino hoje, no Brasil, se configura como um problema de saúde coletiva. Citou o Código de Ética da Enfermagem, que é claro quanto ao dever da Enfermagem em prestar assistência e manter o sigilo profissional. Ressaltou que as(os) profissionais da Enfermagem não devem julgar a mulher que já se encontra em situação de vulnerabilidade. Que o julgamento, das(os) profissionais sobre a paciente, não vai salvar a vida do feto, mas pode contribuir para a morte da mulher.

A conselheira falou, ainda, sobre os números da Pesquisa Nacional do Aborto, da ONG Anis, que mostram que uma em cada cinco mulheres brasileiras até os 40 anos já realizou pelo menos um aborto (saiba mais aqui). Por fim, Úrsula afirmou que essa pesquisa, assim como demais levantamentos sobre o tema, apontam que a criminalização do aborto não tem contribuído para reduzir as ocorrências no Brasil, além de afetar diretamente a assistência e a mortalidade materna.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/05/2022
Inscrições abertas para participar do 24ª CBCENF


13/05/2022
Semana da Enfermagem 2022: cerimônia do Prêmio Destaque Profissional será realizada neste dia 20


13/05/2022
Câmara de Vereadores de Porto Alegre realiza Seminário sobre a importância da Enfermagem na construção da cidadania


12/05/2022
Coren-RS repudia agressões a profissionais da Enfermagem e pede providências à SMS da Capital


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS