Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/12/2018
Coren-RS é sede do 4º Encontro Técnico da Região Sul


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu, nesta quinta-feira (20/12), representantes do Coren-SC e do Coren-PR para o 4º Encontro Técnico da Região Sul. Pelo Coren-RS estavam o presidente, Daniel Menezes de Souza, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, a conselheira Nelci Dias, o assessor jurídico, Marcelo Bidone de Castro, e a enfermeira fiscal Thais Longaray. Também estavam presentes a presidente do Coren-SC, Helga Bresciani, a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, e a conselheira federal e enfermeira do RS Rosangela Gomes Schneider. A reunião ocorreu na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

Uma das pautas da reunião foi o trabalho desenvolvido pelo Defisc do Coren-RS, em parceria com o Departamento Jurídico. Cláudia apresentou os fluxos dos processos fiscalizatórios e Thais falou sobre um projeto em desenvolvimento com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e à Responsabilidade Técnica (RT). 

Por fim, Marcelo relatou as experiências bem-sucedidas do Coren-RS com os Termos de Ajuste de Conduta (TACs) e as Ações Civis Públicas (ACPs). Os dois instrumentos vêm garantindo vitórias importantes para a Enfermagem e para a sociedade, especialmente quanto à contratação de mais profissionais de Enfermagem para suprir parte do déficit das instituições de saúde. Todas essas iniciativas convergem para o novo perfil da fiscalização do Coren-RS: mais resolutiva, efetiva e educativa, e não meramente de caráter punitivo. 

O grupo discutiu, ainda, sugestões de alteração para as resoluções que tratam sobre o Quadro de Irregularidades e Ilegalidades (Resolução Cofen 518/2016) e sobre o Manual de Fiscalização (Resolução Cofen 374/2011). As duas resoluções passarão por atualização em breve. As propostas dos conselhos regionais serão enviadas para o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

O objetivo desses encontros entre os Corens da Região Sul é o compartilhamento de experiências administrativas, a promoção de atividades em parceria para o aprimoramento dos processos de trabalho e a construção de um serviço de Enfermagem mais ético, de qualidade e seguro, tanto para as(os) usuárias(os) quanto para as(os) profissionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações do Coren-SC)
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

30/01/2023
Primeiro edital do programa de especialização Pós Tec Enfermagem é lançado


30/01/2023
Coren-RS participa de reunião de alinhamento da vice-presidência de equidade racial e de gênero do Fórum-RS


27/01/2023
Manifesto pelas vítimas da Covid19 é entregue a representante do Ministério da Saúde


27/01/2023
Covid19: Ministério da Saúde prevê começo de reforço bivalente em 27 de fevereiro


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS