Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/02/2019
Reforma da Previdência configura retrocesso e afeta a Enfermagem



O governo federal apresentou, na quarta-feira (20/02), ao Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que prevê a Reforma da Previdência. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) entende que as novas regras configuram um grave retrocesso tanto para as(os) profissionais de Enfermagem quanto para a sociedade, como um todo.

O Coren-RS seguirá firme, ao lado das demais entidades representativas da Enfermagem, da saúde e dos movimentos sociais, combatendo o retrocesso e defendendo as(os) trabalhadoras(es). Nesta quinta-feira (21/02), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Coren-SP protocolaram um ofício, no Congresso Nacional, em nome da Enfermagem brasileira, contestando a PEC.

Em 2016, o Coren-RS apresentou ao senador Paulo Paim o pedido de inclusão de todas as categorias da Enfermagem no Projeto de Lei (PL) do Senado n° 349, de 2016, de autoria do senador. A demanda foi acatada. Inicialmente, o PL previa aposentadoria especial apenas para enfermeiras(os). Na legislatura passada, o PL foi aprovado nas comissões e, agora, espera pela deliberação do Plenário (acompanhe a tramitação clicando aqui).

A proposta da Reforma da Previdência NÃO inclui a Enfermagem entre as profissões com direito à aposentadoria especial, embora essa seja uma demanda antiga da categoria, que no dia a dia do trabalho está exposta a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos, jornadas exaustivas e sobrecarga. Ainda conforme o texto, as(os) trabalhadoras(es) que solicitarem a aposentaria especial por esses fatores terão mais dificuldade em acessar o direito: ele já não será mais assegurado apenas pelo tempo de serviço, mas por sistema de pontos, a partir da soma da idade, tempo de contribuição e, ainda, aumento de ponto a cada ano corrido.

A PEC traz também um golpe forte contra as mulheres e, por consequência direta, à Enfermagem, que é predominantemente feminina (85%). A proposta eleva a idade mínima para as mulheres e a possibilidade de aumento desse fator para ambos os sexos conforme o crescimento da expectativa de vida da população brasileira. Historicamente, a jornada de trabalho de uma mulher segue após o fim do expediente, com o acúmulo de responsabilidades sobre a casa e a família.

A proposta é ainda mais cruel: aumenta o tempo de contribuição e, com o novo cálculo, passa a incorporar os salários mais baixos na média para definir o valor da aposentadoria.

As(Os) profissionais de Enfermagem exercem diariamente as suas funções submetidas(os) a jornadas abusivas, baixos salários, problemas de estrutura e violência. Esse contexto vem adoecendo a Enfermagem – os afastamentos do trabalho são, em sua maioria, por problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, etc. 

O atual governo, com a Reforma da Previdência proposta, penalizará ainda mais a única categoria que está 24 horas presente nos serviços de saúde. A Enfermagem terá que trabalhar mais para se aposentar com menos. Perde a Enfermagem e perde muito a sociedade.

Enfermagem, é tempo de lutar! Contra a Reforma da Previdência!

Gestão Democracia, Ética e Transparência

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS