Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/03/2019
Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen inicia projeto de levantamento de dados pela Região Sul
Coren-RS participou com três representantes

As(Os) integrantes da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estiveram em Florianópolis, na Sede do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), nos dias 21 e 22 de março, para iniciar o projeto Atuação da Enfermagem na Atenção Básica em pauta. O objetivo é levantar dados em todos os conselhos regionais e traçar um cenário nacional para propor avanços no sistema. 

A primeira etapa foi a Região Sul, com participação das Câmaras Técnicas do Coren-SC, Coren-RS e Coren-PR. Durante os dois dias foram apresentadas as potencialidades de atuação em cada Estado, verificadas ações que podem promover ajustes na regulamentação da Enfermagem na Atenção Básica e discutidas as uniformidades dos processos realizados na área.

Do Cofen estavam Ricardo Costa de Siqueira, Virna Hildebrand, Maria Alex Sandra Leocádio e Fátima Virginia Silva. Do Coren-SC participaram a presidente, Helga Bresciani, as conselheiras Elizimara Siqueira e Ioná Vieira Bez Birolo, e o enfermeiro colaborador Tarcísio Silva. As representantes do Coren-PR foram Ramony Martins, Deliziê Martins e Carmen Moura dos Santos; e do Coren-RS, a enfermeira fiscal Thais Longaray, a conselheira Cecilia Brondani (que coordena as Câmaras e Grupos Técnicos do Coren-RS) e a enfermeira colaboradora Maristela Michelon.

As câmaras técnicas têm a finalidade de serem órgãos consultivos e propositivos ao plenário do Cofen, além de fomentar as discussões da qualidade e desenvolvimento da Enfermagem brasileira.

Segundo as(os) integrantes da CTAB do Cofen, a oficina foi produtiva pois permitiu entender a atuação das(os) profissionais, conhecer consensos do trabalho da Enfermagem dentro das competências da categoria e debater as fragilidades causadas depois das mudanças implantadas pela nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), em 2017. Na avaliação da CTAB, foram modificados modelos de processos de trabalho que significaram retrocesso, pois flexibilizaram demais, deixando as decisões a cargo de cada gestor.

No segundo dia da reunião, as(os) participantes foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Continente, para conhecer a implantação dos Protocolos de Enfermagem, iniciativa do Coren-SC em parceria com a prefeitura de Florianópolis e que vem sendo multiplicada em várias cidades do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações do Coren-SC)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: Assessoria de Comunicação Coren-SC

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/08/2022
OMS e OPAS divulgam manual sobre manejo clínico para varíola dos macacos: acesse aqui


15/08/2022
Tire suas dúvidas sobre o Piso Salarial da Enfermagem


15/08/2022
Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS participa de capacitação interna


15/08/2022
Sede do Coren-RS, em Porto Alegre, abrirá para atendimento ao público no sábado, dia 20/08


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS