Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/04/2019
Instituições de Ensino Superior EaD fecham por falta de alunas(os)
Cofen constatou irregulares na Operação EaD, que ocorreu em 2015


Audiência pública na Assembleia Legislativa do RS, em março de 2016, tratou sobre o tema

Parecer técnico emitido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no dia 14 de março, constatou que os cursos de graduação a distância na área da saúde estão fechando por falta de alunas(os). O documento aponta que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo extintas por falta de demanda no Sistema e-MEC. O número de vagas e polos atualmente é menor que o já autorizado.

“Temos a convicção de que os cursos estão sendo fechados por falta de demanda. O sistema e-MEC indica que a redução acontece por iniciativa das próprias instituições, que provavelmente não estão conseguindo preencher as vagas, até pela má qualidade do ensino”, diz a coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa (CTEP) do Cofen, Dorisdaia Humerez. “Acredito que a redução reflete, em parte, a mobilização social e o nosso trabalho de conscientização sobre a importância do ensino presencial e de qualidade.”

Em 2015 a Operação EaD circulou por instituições de ensino a distância de todo o Brasil, identificando polos de ensino em péssimas condições. A operação constatou até mesmo a oferta de cursos não credenciados no Ministério da Educação (e-MEC). O relatório final, encaminhado ao MEC, Ministério da Saúde e Ministério Público, comprovou a falta de estrutura. Sem laboratórios e bibliotecas em condições mínimas de apoio, a maioria dos polos está em municípios diminutos, que não oferecem sequer condições para a prática de estágio supervisionado.

O Cofen apoia o Projeto de Lei (PL) 2891/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, que regulamenta o exercício da Enfermagem, para nela incluir a obrigatoriedade de formação exclusivamente presencial para as(os) profissionais da área.

Ensino presencial e de qualidade
O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem lidera mobilização em defesa do ensino presencial e de qualidade, com realização de audiências públicas em Assembleias Legislativas de todo o Brasil - incluindo o Rio Grande do Sul (saiba mais clicando aqui), campanhas de esclarecimento e atuação junto ao MEC e ao Congresso Nacional. Os Conselhos Profissionais da Área de Saúde e o Conselho Nacional de Saúde também já se manifestaram contra a graduação EaD.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS