Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/05/2019
Grande conferência do Coren-RS, em Porto Alegre, marca a Semana da Enfermagem 2019



Presidente do Coren-RS, enfermeiro Daniel Menezes de Souza

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta terça-feira (21/05), em Porto Alegre, a Conferência “O que nos move é cuidar da vida”. O evento, que teve o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers) e Sindisaúdes, marcou a Semana da Enfermagem 2019. A atividade cumpriu com o seu principal objetivo: deixar a Enfermagem do RS mais fortalecida e unida para atuar em defesa do SUS e da valorização da profissão.

Aproximadamente 350 pessoas participaram, entre estudantes e profissionais da Enfermagem, de todas as regiões do Estado. O evento ocorreu no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante todo o dia. Na cerimônia de abertura, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, destacou o quanto é essencial a união da Enfermagem. “Estamos vivendo tempos difíceis, de retirada de direitos, e temos muitos desafios pela frente. E nós só conseguiremos enfrentá-los se estivermos unidos”, afirmou.

Na mesa de abertura estavam ainda o presidente da Feessers, Milton Kempfer, a enfermeira do RS e conselheira federal Rosangela Gomes Schneider, a vice-presidente da ABEn-RS, Teresinha Valduga, o presidente do Sergs, Estêvão Finger, e a enfermeira Célia Souza, representando a Coordenação de Enfermagem do HCPA.

A primeira palestra da manhã foi sobre Enfermagem, Saúde e Democracia, com a enfermeira mestra Francisca Valda. Os conselheiros Sandra Gawlinski e Fernando Mangue foram os mediadores.

Na sequência, ocorreu a mesa redonda Protocolos de Enfermagem: Diretrizes do Coren-RS, com o presidente, Daniel, e a conselheira Cecilia Brondani, e mediação da conselheira Adriana Paz e do diretor do Sindisaúde/RS Julio Cesar Duarte

À tarde, a primeira palestra foi sobre Adoecimento, depressão e suicídio na Enfermagem, com a advogada Marí Rosa Agazzi e a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, enfermeira Cláudia Mastrascusa. As mediadoras foram a presidente do Sindisaúde Pelotas, Bianca D Carla, e a enfermeira Fernanda Luiza Borkhardt, da Secretaria Municipal de Saúde de Farroupilha. 

Na sequência, houve a palestra Contribuição do Trabalho da Enfermagem para o SUS, com a enfermeira Desirée dos Santos Carvalho. A conselheira Nilza Lourenço da Silva foi a coordenadora da mesa e as conselheiras Nelci Dias e Úrsula Stüker, as mediadoras.

Mostra fotográfica e de experiências exitosas foram atração
Ao longo do Seminário, ficaram expostas fotos do Concurso Fotográfico - Enfermagem, Saúde e Democracia e trabalhos selecionados para a I Mostra sobre Experiências Exitosas do Cuidado da Enfermagem no SUS. A cerimônia de premiação das(os) vencedoras(es) foi ao fim dos debates (para saber mais, acesse aqui).

As(OS) participantes também tiveram acesso a um Espaço do Cuidado, com Práticas Integrativas e Complementares (PICs) que foram desenvolvidas pelo Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O Seminário terminou com o show da banda gaúcha Los 3 Plantados – formada pelos músicos Bebeto Alves, Jimi Joe e King Jim. Eles passaram por transplantes de órgãos e, agora, usam a música como forma de incentivar e conscientizar sobre a doação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


19/04/2024
Coren-RS abre seleção de estágio em Administração: inscrições vão de 19 a 28 de abril


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS