Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

24/07/2019
Coren-RS repudia a exclusão da Enfermagem do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público manifestar o seu repúdio e inconformidade diante da exclusão da representação da Enfermagem – por meio de uma(um) enfermeira(o) indicada(o) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) - no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), conforme Decreto nº 9.926, de 19 de julho (acesse clicando aqui), do governo federal.

Com a participação de especialistas e da sociedade civil, o papel do Conad é justamente viabilizar o debate visando à construção de políticas públicas para o enfrentamento do problema das drogas. Entretanto, a nova composição do Conad exclui as entidades das decisões políticas na área.

A presença da Enfermagem e de outros conselhos profissionais é essencial na construção da política sobre drogas, permitindo uma discussão ampla e democrática baseada em conhecimentos científicos. 

O Coren-RS ressalta, ainda, que a Enfermagem é imprescindível no trabalho de prevenção e tratamento de usuárias(os) de drogas. Em consonância à Lei 13.840/2019, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, a profissão está presente desde a avaliação prévia do paciente, passando por desenvolvimento de ações e atuação em programas, além de atividades de assistência, prevenção, reabilitação e reinserção social, estudos e pesquisas.

O Decreto, assim como a Reforma da Previdência, a reformulação das políticas de saúde mental e a modernização das normas de saúde e segurança do trabalho, põe em risco a saúde da população. Excluindo a representação da sociedade e de especialistas em um espaço sobre um tema tão delicado e complexo, ficam restritas as discussões e desconsideram-se as especificidades de cada profissão envolvida, sem qualquer participação democrática que contribua efetivamente para as políticas públicas sobre drogas. É mais um grave retrocesso para a sociedade brasileira!

Gestão Democracia, Ética e Transparência

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/12/2021
Departamento de Fiscalização do Coren-RS reúne profissionais, promovendo capacitação e integração


07/12/2021
Últimos dias: prazo para gerar o boleto da anuidade 2022 com 24% de desconto termina em 10/12!


07/12/2021
Coren-RS participa de reunião sobre fiscalização de Pronto Atendimentos de Porto Alegre


07/12/2021
Coren-RS visita Alegrete e Rosário do Sul promovendo diálogo e aproximação com a Enfermagem


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS