Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/09/2019
Conselho fala sobre ética nas redes sociais a formandas(os) de Enfermagem da Unisinos Porto Alegre


O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, realizou nesta segunda-feira (02/09) um curso sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas para uma turma de formandas(os) da graduação em Enfermagem da Unisinos – campus Porto Alegre. Antes da capacitação, a professora Maria Helena Schmidt saudou a parceria do Coren-RS com a universidade e destacou a importância do debate sobre o uso indiscriminado das redes sociais, especialmente para as(os) profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho.

Na sequência, Daniel mostrou casos reais de profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo que usaram indevidamente as redes sociais, divulgando imagens e informações de pacientes e instituições. Também falou sobre profissionais que foram expostos(as) por usuários(as) dos serviços de saúde e/ou acompanhantes.

“Sempre é necessário que a gente se questione antes de postar algo nas redes sociais. Isto é adequado? Vou expor alguém ou alguma instituição fazendo isso?”, disse Daniel.

Ele explicou, ainda, as possíveis punições previstas em lei para essas práticas e sobre como o Código de Ética da Enfermagem trata do tema. Por fim, falou sobre a Resolução Cofen nº 554/2017, que estabelece critérios norteadores das práticas de uso e de comportamento dos(as) profissionais de Enfermagem em meios de comunicação de massa, incluindo as mídias sociais.

As(Os) alunas(os) participaram bastante durante o curso, com questionamentos e contribuições. As instituições de ensino que desejarem solicitar uma atividade semelhante devem entrar em contato pelo e-mail secretaria@portalcoren-rs.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/09/2021
Proposta de emenda pode viabilizar avanço do PL do Piso


16/09/2021
Atendimento da Enfermagem a pessoas com deficiência é abordado em live do Coren-RS


15/09/2021
Coren-RS abre Processo Seletivo para vaga de estágio em Enfermagem


15/09/2021
Cofen e OPAS/OMS mapeiam Enfermagem Obstétrica no Brasil


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS