Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/09/2019
Coren-RS prestigia defesas de dissertação de mestrado de participantes do convênio Cofen/Capes


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, nos dias 29 e 30 de agosto, nas apresentações das defesas de dissertação de mestrado de duas alunas da Unisinos selecionadas dentro do convênio firmado entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Lisane Nery Freitas apresentou no dia 29 a defesa da sua pesquisa, intitulada Sistematização da Assistência de Enfermagem na Rede de Atenção Básica de São Leopoldo: Cuidados ao Usuário com Lesão de Pele. A apresentação, que ocorreu no auditório do Projeto Ampliado de Atenção à Saúde (PAAS) da Unisinos em São Leopoldo, foi prestigiada pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, e pela conselheira Sandra Gawlinski.

O projeto foi elaborado após a percepção de Lisane de que muitos dos casos de lesão de pele poderiam ter sido prevenidos na Atenção Básica, mas que não havia o suporte necessário para tal. Uma das etapas do projeto foi a constituição do Comitê de Cuidado da Saúde, cujas reuniões discutiram o que era preciso para aprimorar o atendimento desse tipo de lesão. Também foram realizados encontros temáticos sobre prevenção e tratamentos com a pele, onde notou-se a necessidade de um kit de cuidados, que foi desenvolvido – contendo instrumentos de avaliação da lesão de pele, material de apoio referente ao tema e atividades de Enfermagem para prevenção e tratamentos de pele. O trabalho desenvolvido pela agora mestra está sendo adotado em toda a rede básica municipal de saúde de São Leopoldo.

No dia 30, no Auditório da Escola de Gestão da Prefeitura de São Leopoldo, Tisiane Molder Marques apresentou a defesa da sua pesquisa Sistematização da Assistência de Enfermagem à Saúde de Adolescentes no Âmbito da Atenção Primária no município de São Leopoldo (RS). À época do começo do projeto de mestrado, Tisiane atuava na Atenção Básica, em São Leopoldo, e constatou a invisibilidade das pessoas na faixa entre 10 e 19 anos dentro da rede de atendimento. Ela, então, mapeou duas frentes de atuação, para trabalhar junto a esse público: vulnerabilidades e sexualidade e saúde reprodutiva. Com o auxílio de um grupo de enfermeiras(os) da rede, estruturou um guia de atendimento e outras iniciativas. Parte delas está sendo implementada.

A defesa de Tisiane foi acompanhada pela conselheiras Sandra Gawlinski e Silvete Schneider. “Os adolescentes são, de fato, uma faixa esquecida no cenário da Atenção Básica. E eles precisam de ajuda e de acolhimento, porque a porta de entrada no sistema de saúde é justamente pela Atenção Básica. Em nome do Coren-RS, dou parabéns ao trabalho”, disse Sandra.

Como funciona o convênio Cofen/Capes
A parceria entre Cofen e Capes, firmada em 2016, deu origem ao maior programa de financiamento de mestrado profissional do país. O acordo prevê a abertura de 500 vagas gratuitas em diversas universidades, ao longo de cinco anos. O objetivo do Cofen é reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada existente e as necessidades da saúde coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

O Cofen está, atualmente, articulando com a Capes o edital 2 para seleção de programas de mestrado profissional. Após essa fase, as universidades escolhidas farão a seleção das(os) enfermeiras(os) com vínculo empregatício no SUS.

A expectativa é que os editais das instituições sejam publicados a partir de fevereiro de 2020. Nesse edital serão ofertadas 180 vagas, a serem distribuídas nacionalmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Ascom – Cofen)
Texto: Jornalista Joanna Ferraz – DRT/RS 12.176 – e acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/09/2021
Coren-RS na Área: confira o calendário de atendimentos descentralizados de outubro de 2021


24/09/2021
Para orientar honorários de serviços de Enfermagem, Cofen cria a URTE


24/09/2021
Enfermeiras(os) fiscais das subseções realizarão atendimento presencial a partir de outubro


24/09/2021
Conselheira do Coren-RS participa de bate-papo com estudantes de curso técnico em Tramandaí


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS