Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
11/09/2019
Coren-RS participa de reunião trimestral do Jurídico do Sistema Cofen/Corens

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo coordenador do Departamento Jurídico de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Marcelo Bidone de Castro, e pela assessora técnica do Departamento Jurídico Ana Cristina Bellio, participou no dia 07 de agosto da reunião trimestral do Jurídico do Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)/Conselhos Regionais (Corens). O encontro ocorreu durante o 11º Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis) – saiba mais clicando aqui.
O propósito da reunião foi esclarecer questões referentes a procedimentos conciliatórios em ações judiciais e administrativas para as(os) advogadas(os) dos Corens de todos os Estados. Houve uma aula expositiva do juiz federal de São Paulo Eurico Zechin. Ele destacou a importância da conciliação e mediação como forma de resolver os conflitos sociais, destacando que tal procedimento é obrigatório para a administração pública em geral, bem como para o Poder Judiciário.
Foram apresentadas técnicas usadas pelas(os) conciliadoras(es) para obter um acordo entre as partes e que podem ser empregadas pelas(os) advogadas(os) dos Conselhos em procedimentos judiciais e administrativos, especialmente, em audiências de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Os TACs vêm sendo uma ferramenta empregada pelo Coren-RS com sucesso. Os acordos são resolutivos e evitam a judicialização, que têm um custo alto e um tempo maior de tramitação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
15/07/2025
Mortes e hospitalizações por gripe em 2025 no RS supera números da pandemia de H1N1 e reforçam importância da vacinação
14/07/2025
Coren-RS realiza 74 atendimentos descentralizados em junho
14/07/2025
Coren-RS prestigia formatura de curso técnico em Enfermagem em Passo Fundo, em junho
14/07/2025
Programa de Educação Permanente do Coren-RS realizou cinco cursos em junho. Confira!