Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/09/2019
Coren-RS debate sobre a importância da Enfermagem no combate à transmissão vertical do HIV e sífilis
Discussão ocorreu dentro da reunião mensal de comitê, em Porto Alegre


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira fiscal Daiane Agnes, participou no dia 05 de setembro da reunião mensal do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis. Os encontros são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, junto a diversas instituições e entidades representativas da saúde, e tem como objetivo traçar estratégias para combater a transmissão vertical, de mãe para filho(a), do HIV e da sífilis. A capital gaúcha sofre com uma alta preocupante, principalmente nos casos de sífilis congênita.

No encontro, foram apresentados dados de uma pesquisa de doutorado realizada por uma das integrantes do Comitê, cuja finalidade foi identificar fatores sociodemográficos, comportamentais e assistenciais maternos associados à transmissão vertical do HIV em Porto Alegre. O trabalho estimou a taxa de transmissão vertical no período de 2010 a 2015 por território na Capital. A pesquisa mostrou que os fatores de maior significância na transmissão vertical foram a baixa escolaridade materna e a baixa adesão às consultas de pré-natal.

Na reunião também foram discutidos entre as(os) profissionais de saúde das unidades de referência diversos casos de risco de transmissão vertical de HIV e sífilis.

Nesse contexto, as(os) profissionais de Enfermagem são de extrema importância. São elas(es) que atendem nas emergências obstétricas, rede de Atenção Primária e maternidades. O contato com as gestantes nos serviços de saúde é fundamental para que sejam feitos os testes rápidos para HIV/sífilis. Assim como coletar material para fazer o teste dos parceiros, quando for possível.

O Coren-RS se soma a esse esforço e acredita que um SUS de qualidade, integral, gratuito, com controle social e comprometido com a vida poderá alcançar excelência na proteção à saúde de todas e todos. O Conselho é representado, no Comitê, pelas enfermeiras fiscais Daiane Agnes e Kenia Ehara.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/01/2022
PESQUISA: PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA A PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COVID-19: ENFOQUE EM CUIDADOS PALIATIVOS


27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS


27/01/2022
Projeto Hora do Colinho e cuidados com recém-nascidos foram tema de live do Coren-RS


25/01/2022
Coren-RS é elogiado por conselheiros federais após visita técnica


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS