Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/09/2019
Coren-RS participa de discussão sobre serviços de urgências no Brasil



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira Rosane Ciconet, da Comissão de Instrução de Processos Éticos, participou no dia 13 de setembro, no campus da Unisinos em Porto Alegre, de uma reunião com entidades da Enfermagem. O encontro deu prosseguimento às discussões decorrentes da Conferência Livre da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência (RBCE), em junho, em preparação à 16ª Conferência Nacional de Saúde, em agosto, sobre o tema O respeito aos direitos humanos nos serviços de atenção às urgências do Brasil.

Estavam presentes, ainda, Iride Caberlon, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS); Márcio Neres, representando o Departamento de Enfermagem da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede); e Armando de Negri, coordenador geral da RBCE. Rosane também falou em nome do Mestrado Profissional em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Enfermagem da Unisinos.

A discussão abordou iniciativas para fortalecer o debate sobre o tema. Falou-se da necessidade de criação de um observatório das urgências, que possibilite estudos e iniciativas para discutir questões como: tempos assistenciais e de permanência nas urgências; classificação de necessidades; força de trabalho nas urgências; indicadores de desempenho; entre outras.

A ideia é envolver cada vez mais a Enfermagem no debate, categoria que ocupa posição indiscutível na gestão, no planejamento e na prestação de cuidados nas urgências, área que tem muitos desafios a serem superados para a qualificação do cuidado e consolidação do SUS. O próximo encontro, que ocorrerá em breve, pretende reunir lideranças da Enfermagem e responsáveis por serviços de urgências para aprofundamento e prosseguimento da construção de propostas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


26/03/2024
Desafios éticos, econômicos e tecnológicos enfrentados pela Enfermagem global são tema do 26º CBCENF


25/03/2024
Enfermeiras representantes do Nursepro participam do South Summit Brasil 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS