Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/11/2019
Auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes é homenageado com o Prêmio Anna Nery, no 22º CBCENF



O auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes foi homenageado com o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dentro do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). A entrega ocorreu na quarta-feira (13/11), numa sessão solene de premiação, em Foz do Iguaçu (PR). Luiz recebeu a medalha e o diploma das mãos do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, da conselheira e técnica de Enfermagem Nilza Lourenço da Silva e da conselheira federal e enfermeira do RS Rosangela Gomes Schneider.

A indicação de Luiz pelo Coren-RS para receber o prêmio dialoga com uma das grandes marcas da gestão, de valorizar o trabalho de toda a equipe de Enfermagem – auxiliares, técnicas(os) e enfermeiras(os). O Conselho entende que a presença, atuação e protagonismo de todas(os) essas(es) profissionais é essencial para uma assistência de Enfermagem reconhecida, de qualidade e segura.

Conheça um pouco da trajetória do Luiz – ou melhor, Luizão
Luiz Carlos Moraes, 62 anos, conhecido como “Luizão”, por sua estatura – quase 2 metros de altura –, voz forte e passo firme, foi um dos selecionados para trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre, por volta de 1994. Antes disso, atuou em outros serviços de saúde, como o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde adquiriu parte da experiência necessária para o SAMU. Ao lado de uma grande equipe, Luizão aceitou o desafio de estruturar o SAMU em Porto Alegre.

Sempre reflexivo, assertivo e questionador, lutou para fazer da Enfermagem a profissão protagonista da construção desse novo serviço para a cidade. E fez isso de um modo humilde, humano e ético.

A busca pelo conhecimento também sempre foi sua marca: estudou, com o que era oferecido, buscou mais por iniciativa própria e foi a Viña del Mar, no Chile, para se capacitar, financiado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, num tempo que era rara essa oportunidade para profissionais de nível médio (e hoje ainda é). Luizão recebia os cooperantes franceses (enfermeiros e médicos), que vinham capacitar e ajudar a implantar o SAMU de Porto Alegre.

E não parou por aí: ele compartilhou e disseminou o conhecimento e a experiência que adquiriu, ajudando a fazer “nascer” muitos outros SAMU, sendo reconhecido em cidades como Natal (RN), Vitória (ES), Bagé, Pelotas e Caxias do Sul.

A Enfermagem do Rio Grande do Sul, principalmente o SAMU de Porto Alegre, só tem a agradecer à dedicação e competência do Luizão, que demonstrou e inspirou profissionais da saúde sobre o papel da Enfermagem, colocando em prática o lema: o que nos move é cuidar da vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

10/08/2022
Diretoria do Coren-RS recebe vereadora de Panambi


10/08/2022
Inscritas(os) em débito receberão aviso de protesto cartorial: saiba o que é e como pagar


09/08/2022
Fórum Nacional de Enfermagem lança manifesto de trabalhadoras(es)


09/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação do serviço de transmissão online de evento


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS