Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/11/2019
Cofen e Capes anunciam edital de Mestrado Profissional em Enfermagem
Edital será lançado no dia 29 de novembro, sexta-feira


Anúncio foi feito recentemente em evento da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Anderson Correia, e o enfermeiro Davi Lopes Neto, pró-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrante da comissão de pós-graduação stricto sensu do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), anunciaram que o edital 2 do Mestrado Profissional em Enfermagem Capes/Cofen (Profen) será lançado no dia 29 de novembro, sexta-feira. Acesse o edital CLICANDO AQUI.

O anúncio ocorreu recentemente na abertura do Encontro Capes com Amazônia Legal, realizado na UFAM, em Manaus (AM). Correia destacou a necessidade de combater as assimetrias regionais no campo da pesquisa e apresentou diversas iniciativas, como a assinatura de acordo de intenções com os reitores da Região Norte para implementar programa voltado ao desenvolvimento da pós-graduação, e a liberação da segunda parcela do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad Amazônia).

O Profen Capes/Cofen tem a finalidade de apoiar financeiramente programas de pós-graduação da área de Enfermagem, visando propiciar a formação de enfermeiros altamente especializados, a cooperação técnico-científica e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e na Gestão em Enfermagem, nova área contemplada no segundo edital.

“Há uma real demanda reprimida de enfermeiros assistenciais existentes no mercado de trabalho e de programas de pós-graduação na Amazônia Legal”, afirmou Davi, que representou o presidente do Cofen, Manoel Neri, no evento. “O investimento do conselho profissional em capacitação, por meio do diálogo e parceria com a Capes, é uma proposta inovadora, que já resulta em produtos com aplicabilidade na rede de atenção à saúde.”

No novo edital serão disponibilizadas 180 vagas para seleção de enfermeiros com vínculo empregatício na rede de saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.

Descentralização – Outra novidade do segundo edital será a inserção da modalidade de vagas “fora de sede” para seleção de enfermeiros nas regiões prioritárias nos Estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). Essa modalidade refere-se às turmas de mestrado profissional, que devem ser conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem, avaliado pela Capes, em uma instituição distinta daquela a qual o programa promotor pertence, nas regiões prioritárias.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS