Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/11/2019
No mês da Consciência Negra, Coren-RS promove debate sobre saúde da população negra, em Porto Alegre


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta terça-feira (26/11), em Porto Alegre, o encontro Saúde da População Negra: Interfaces com a Enfermagem e os desafios na superação do racismo institucional. O evento, alusivo ao Dia da Consciência Negra (20/11), foi organizado pelo Coren-RS com o apoio do Grupo Técnico (GT) de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem. Participaram dezenas de estudantes e profissionais de Enfermagem.

Na mesa de abertura, estavam o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza; Júlio César Duarte, representado a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers); Junara Ferreira, diretora de Relações com Movimentos Sociais do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs); Raquel Ribeiro Trassante, do Sindisaúde-RS; e representando o GT, a técnica de Enfermagem Vera Beatriz Soares.

“É crucial discutirmos e refletirmos sobre as situações de violência que ocorrem por conta do racismo institucional, dentro das instituições de saúde, e que atingem os profissionais negros. Também é importante nos questionarmos sobre como estamos atendendo a população negra, enquanto profissionais da Enfermagem”, frisou Daniel. Ele destacou, ainda, que é o terceiro ano consecutivo que o Coren-RS promove, em novembro, um debate sobre o racismo. A iniciativa foi elogiada por todas(os) as(os) componentes da mesa.

Em seguida, ocorreu a conferência Relações de violência no cotidiano do trabalho em Enfermagem e as interfaces com o racismo, que contou com as painelistas Vera Beatriz Soares; a psicóloga Maria Luísa Pereira de Oliveira; e a presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Vera Daisy Barcellos Costa; com a mediação da enfermeira Elaine Oliveira Soares, que também faz parte do GT de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem do Coren-RS.

Vera Beatriz falou sobre o quanto o racismo é danoso e que o primeiro passo para enfrentá-lo é admitir a sua existência. Ela apresentou números alarmantes sobre as mortes de negras e negros por causas violentas no Brasil. Na sequência, Maria Luísa tratou da construção social do racismo no país e sobre como ele se configura num sistema de dominação e opressão. Vera Daisy, por fim, destacou o quanto a comunicação é uma arma poderosa na luta contra o racismo e a retirada de direitos da população.

Após a conferência, o público participou ativamente, com considerações, promovendo um rico debate. Ainda estavam presentes no evento, representando o Coren-RS, as conselheiras Nelci Dias e Úrsula Stüker, o conselheiro Fernando Mengue, coordenadoras(es) de setor, assessoras(es) e funcionárias(os); além do presidente da Feessers, Milton Kempfer, e o vice-presidente do Sergs, Ismael Miranda da Rosa.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/08/2022
Coren-RS na Área realiza 76 atendimentos em Canoas


05/08/2022
Coren-RS prestigia inauguração do curso técnico de Enfermagem do Senac de Santa Maria


05/08/2022
Coren presente em audiência pública sobre projeto que trata sobre atuação de doulas, em Santa Maria


04/08/2022
Governo sanciona Piso Salarial da Enfermagem, mas com veto sobre reajuste anual


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS