Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/11/2019
Em apoio a profissionais do IMESF, Coren-RS marca presença em mais uma audiência de mediação no TRT4


Em apoio às(aos) profissionais de Enfermagem do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Úrsula Stüker e pela chefe de gabinete, Angélica Trinca, participou nesta terça-feira (26/11) de mais uma audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), na Capital. Não havia representantes da Prefeitura de Porto Alegre e nem do IMESF, o que barrou a possibilidade de avanços.

As(Os) trabalhadoras(es) do IMESF – grande parte da Enfermagem – estão, desde setembro, sob ameaça de demissão, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerá-lo inconstitucional. No entanto, ainda é necessário julgar os embargos de declaração a respeito da ação direta de inconstitucionalidade que motivou a decisão original.

Desde então, o Coren-RS vem acompanhando atentamente a situação do IMESF. O Conselho participou, em 13/11, de audiência no TRT4 (saiba mais clicando aqui) e vem fazendo visitas a unidades de saúde para conversar com as(os) profissionais (saiba mais clicando aqui).

O Coren-RS, que atua em defesa da Enfermagem e da sociedade, além de estar atento às(aos) profissionais da categoria, também teme a consequência direta mais grave desse impasse envolvendo o IMESF: o risco de desassistência em saúde da população. O IMESF gerencia, hoje, a saúde básica em 77 postos da Capital.

O Conselho é favorável à contratação por concurso público para que as(os) servidoras(es) assumam vínculo estatutário, com todos os seus direitos garantidos. Defendemos o Sistema Único de Saúde (SUS) e somos contrários à terceirização da saúde!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

12/08/2022
Fiocruz lança site sobre monkeypox, a varíola dos macacos


12/08/2022
Novo Código de Processo Ético da Enfermagem é publicado pelo Cofen


12/08/2022
Conselheiros ministram palestra a estudantes de curso técnico em Carazinho


11/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação de produção de material promocional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS