Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/12/2019
NOTA OFICIAL: Coren-RS repudia a suspensão da inserção de DIU por enfermeiras
Medida do Ministério da Saúde configura restrição aos direitos reprodutivos das mulheres brasileiras


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público manifestar o seu repúdio e prestar esclarecimentos à sociedade acerca da Nota Técnica 38/2019-DAPES/SAPS/Ministério da Saúde (MS) que trata da revogação de notas técnicas do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, entre elas a Nota Técnica 5/2018-CGSMU/DAPES/SAS/MS, que se refere à Colocação de Dispositivos Intrauterinos (DIU) por enfermeiras.

O Coren-RS ressalta que a suspensão da inserção do DIU por enfermeiras e obstetrizes não tem nenhum amparo em diretrizes técnicas e impõe uma grave restrição aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres brasileiras, especialmente das que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A revogação da Nota técnica 5/2018-CGSMU/DAPES/SAS/MS não apresenta evidências científicas que contra-indiquem a inserção do DIU com cobre TCu 380A por enfermeiras e obstetrizes na consulta de Enfermagem no âmbito do planejamento reprodutivo, tampouco apresenta fundamentação jurídica que inviabilize a inserção por essas profissionais na Atenção Primária e Especializada em Saúde.

Além disso, a garantia do exercício legal das enfermeiras na consulta de Enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva, com foco no planejamento reprodutivo, está plenamente amparada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei nº 7.498/1986).

O Coren-RS reitera sua inconformidade diante de mais esse retrocesso, tanto no que diz respeito aos direitos das mulheres quanto ao exercício profissional da Enfermagem e à saúde pública. Ao lado de demais entidades representativas, como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – Abenfo Nacional, pressionará institucionalmente contra essa suspensão.

Gestão Democracia, Ética e Transparência

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/05/2022
RT Online já está em operação: confira a nova ferramenta do Coren-RS!


26/05/2022
Coren-RS participa de evento de lançamento de novos cursos do campus da Ulbra de Gravataí


26/05/2022
Professora e enfermeira Bernadete Maria Dalmolin é reeleita como reitora da UPF


26/05/2022
Coren-RS abre seleção para estagiária(o) de Direito


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS