Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/12/2019
Coren-RS segue atento às discussões envolvendo profissionais do IMESF



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), com o dever de defender as(os) profissionais de Enfermagem e a sociedade, ressalta que segue acompanhando as discussões relacionadas às(aos) servidoras(es) do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde (IMESF). Na noite da última sexta-feira, 27 de dezembro, a Justiça do Trabalho deferiu parcialmente mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de Porto Alegre autorizando a demissão das(os) trabalhadoras(es). Conforme os sindicatos (SERGS e Sindisaúde), a decisão poderá ser deferida ou não pela juíza do Trabalho Carolina Quadrado Ilha, autora da primeira liminar que anula os avisos prévios expedidos.

O Coren-RS afirma que irregularidades ligadas ao exercício profissional podem ser comunicadas ao Conselho para que providências sejam tomadas. A entidade reforça sua defesa às(aos) cerca de 1,8 mil servidoras(es) do IMESF e ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo contrária à terceirização dos serviços, que pode ter como consequência o risco de desassistência em saúde da população.

Atualmente, o IMESF gerencia a atenção básica de 77 postos de Porto Alegre, unidades que, conforme desejo da Prefeitura da Capital, podem ser coordenadas por serviços terceirizados sem expertise na atenção primária, colocando a saúde como uma fonte de lucro e enfraquecendo o trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Coren-RS é favorável à contratação por concurso público para que as(os) servidoras(es) assumam vínculo estatutário, com todos os seus direitos garantidos, fortalecendo o SUS e o atendimento à população. 

Gestão Democracia, Ética e Transparência

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS