Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/01/2020
Coren-RS notifica Hospital Centenário sobre irregularidades em Processo Seletivo


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) entregou na tarde desta segunda-feira, 6 de janeiro, ofícios notificando a Prefeitura de São Leopoldo e a Fundação Hospital Centenário sobre as irregularidades encontradas no Processo Seletivo 004/2019, que prevê a contratação temporária de enfermeiras(os) e técnicas(os) de Enfermagem. O Conselho apontou problemas ligados às atribuições exigidas às(aos) profissionais para ocuparem os cargos. A entrega dos ofícios foi realizada pelo conselheiro e enfermeiro João Carlos da Silva.

Com o ofício entregue, o Coren-RS aguarda resposta do Município sobre as irregularidades, no intuito de que os problemas sejam corrigidos. A análise do Coren-RS considera as exigências contidas no Processo Seletivo uma afronta à Lei do Exercício Profissional de Enfermagem e aos preceitos éticos da Resolução Cofen 564/17, no que se refere ao cargo de enfermeira(o), e da Resolução Cofen 280/2003, no que se refere às atribuições do cargo de técnica(o) de Enfermagem.

Para o cargo de enfermeira(o), as irregularidades encontradas foram: exigência de controlar as faltas e as saídas de servidores da instituição ocorridas durante o horário de trabalho, dar apoio psicológico a pacientes, familiares e servidores da instituição, exigência de que apenas enfermeiras(os) com pós-graduação realizem parto vaginal sem distócia (problema que dificulte ou impeça o parto), sendo que qualquer enfermeira(o) está plenamente habilitado para tanto.

Já para o cargo de técnica(o) de Enfermagem, a seleção do Hospital Centenário exige que as(os) trabalhadoras(es) auxiliem o médico em pequenas cirurgias, atividade vedada às(aos) profissionais de Enfermagem.

Além disso, o Coren-RS defende a realização de concurso público para preencher as vagas, já que considera o método de seleção inadequado, pois cargos temporários não solucionam o problema de defasagem do quadro funcional e necessidade de melhoria do atendimento à população.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS