Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/04/2020
Coronavírus: Cofen pede urgência na aprovação da insalubridade e proteção para Enfermagem



O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, protocolou ofício ao Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedindo urgência na aprovação do Projeto de Lei 1491/2020, do deputado Luciano Ducci, que dispõe sobre o pagamento de adicional de insalubridade de 100% sobre os valores já praticados para profissionais da saúde, do Projeto de Lei 1678/2020, do deputado Eduardo Bismark, que dispõe sobre medidas de proteção e segurança de profissionais da saúde essenciais ao combate ao novo Coronavírus (Covid19) e do Projeto de Lei 984/2020, da deputada Pérpetua Almeida, que isenta profissionais de saúde de tarifas de transporte coletivos, aplicáveis durante a emergência de saúde coletiva.

“Contamos com a sensibilidade do legislativo neste momento de crise. A situação é grave e exige a adoção de medidas urgentes”, afirma o Manoel Neri. O observatório do Cofen contabilizou, até hoje (13/4), vinte e quatro mortes por Coronavírus entre profissionais de Enfermagem, e mais de 1,3 mil afastados por suspeita e contaminação por Covid19, sendo. 83,18% mulheres, que são cuidadoras primárias de familiares idosos e crianças.

O Cofen contabiliza mais de 3.578 denúncias referentes à ausência, insuficiência ou inadequação dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). “Indubitavelmente, essa realidade potencializa os riscos de contaminação dos profissionais de Enfermagem”, ressalta o ofício. Além da possibilidade real e concreta de infecção pelo novo Coronavírus, os profissionais estão expostos a situação de extremo estresse e ansiedade.

Apoio ao Profissional

O Cofen disponibilizou um canal de apoio emocional aos profissionais. O chat está disponível no canto inferior direito do hotsite Juntos Contra Coronavírus (CLIQUE AQUI), com atendimento ininterrupto por profissionais especializados na assistência de saúde mental. O site traz ainda diretrizes, cartilhas e orientações sobre a organização dos serviços de Saúde e segurança frente à pandemia.

Fonte: Ascom-Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

15/04/2024
Ministra Nísia Trindade anuncia investimentos em Enfermagem na Saúde da Família


12/04/2024
Atento à superlotação em hospitais e Unidades de Saúde, Coren-RS acolhe demandas da categoria e cobra responsáveis


12/04/2024
Equipe de transição garante andamento de serviços e programas estratégicos do Cofen


12/04/2024
Coren-RS na Área: confira a agenda de atendimentos descentralizados de março a julho de 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS