Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/05/2020
Coronavírus: lançado o site Observatório da Enfermagem, que monitora a Covid19 em profissionais


O Comitê Gestor de Crise do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançou o site Observatório da Enfermagem, com atualizações constantes sobre a evolução da Covid19 entre profissionais. Já são mais de 10 mil enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem afastadas(os) pela doença no Brasil, com 88 óbitos associados à doença —  conforme a última atualização. As mortes são mais que o dobro do número absoluto registrado entre profissionais de Enfermagem na Itália, primeiro epicentro do Novo coronavírus no Ocidente.

“Esta situação gravíssima reflete a escassez de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), treinamento adequado das equipes, profissionais de grupos de risco mantidos na linha de frente do atendimento, subdimensionamento das equipes, dentre outros fatores. Não somos máquinas”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O coordenador do Comitê Gestor de Crise, Walkírio Almeida, destaca que os dados do observatório são apenas “a ponta do iceberg”. “Estes são os casos identificados, não representam a totalidade”, pontua. “Nosso compromisso é com a transparência nos dados, que podem auxiliar as secretarias de Saúde na definição de políticas públicas. Eles servem como base também para que nós façamos recomendações técnicas, não só ao presidente do Cofen, mas também aos presidentes de todos os Conselhos Regionais e aos serviços de Enfermagem, refletindo o quadro epidemiológico verificado”, explicou.

Os dados do observatório, agregados por estado, faixa etária, gênero e situação da doença (quarentena, internamento, óbito) traçam um panorama da pandemia no Brasil. O estado de São Paulo lidera o número de casos, seguidos pelo Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará.

Formulário – Além dos dados colhidos pela fiscalização junto às(aos) enfermeiras(os) Responsáveis Técnicas(os) (RTs), o Cofen disponibiliza um formulário para notificação no site. Os  casos são verificados para evitar duplicidade. Para preencher o formulário, CLIQUE AQUI.

Fonte: Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

15/04/2024
Ministra Nísia Trindade anuncia investimentos em Enfermagem na Saúde da Família


12/04/2024
Atento à superlotação em hospitais e Unidades de Saúde, Coren-RS acolhe demandas da categoria e cobra responsáveis


12/04/2024
Equipe de transição garante andamento de serviços e programas estratégicos do Cofen


12/04/2024
Coren-RS na Área: confira a agenda de atendimentos descentralizados de março a julho de 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS