Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/06/2020
Coronavírus: em live, profissionais da Enfermagem relatam dia a dia no enfrentamento à Covid19



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) reuniu profissionais da categoria para uma live no Facebook para falar sobre os desafios diários no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid19). Juntamente com o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, estiveram na transmissão colegas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), também da Capital. A live está disponível na página do Conselho no Facebook e pode ser assistida CLICANDO AQUI.

Do HNSC, participaram a enfermeira Cristina Franceschi, a enfermeira Débora Gonçalves e o técnico de Enfermagem Daniel Jacoby. Do HCPA, estiveram na transmissão a enfermeira Cibele Parrulla e a técnica Catiana Duarte. Em todos os relatos, se destacaram a superação, o aprendizado e momentos de vitórias e perdas perante o atual cenário de pandemia.

A enfermeira Cristina, que trabalha no 3C2 do HNSC, contraiu a Covid19. Conforme seu relato, ela apresentou sintomas no início de abril e precisou ficar 14 dias isolada em casa. “Coincidiu com o início da pandemia, num momento que a insegurança ainda era muito alta e sabíamos muito pouco sobre o vírus. O risco alto de contágio nos deixava inseguros e ansiosos”, contou.

A enfermeira Débora, que é da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid19 no HNSC, lembrou que não foram registrados casos de colegas contaminados dentro da área Covid19 do hospital. “Fomos superando adversidades e a confiança aumentou muito. É um trabalho diário de adaptação, pois podemos chegar num cenário calmo e terminar em outro de complexidade absurda”, disse. O técnico de Enfermagem Daniel, que trabalha na mesma unidade, ressaltou a integração entre as equipes, envolvendo diferentes profissionais, no sentido de combinar e auxiliar em procedimentos. “Temos muitos momentos ruins, como informar a familiares um óbito e o desgaste físico e psicológico. Contudo, estamos ganhando mais confiança para lidar com a doença”, destacou.

A enfermeira Cibele e a técnica Catiana trabalham no 7º Sul do HCPA. Cibele relatou que, ao longo do tempo, foram criadas diversas estratégias. “Reaprendemos a trabalhar, pois rotinas foram modificadas. Não tivemos nenhum contágio de profissionais em nossa unidade. E se temos esse resultado positivo, isso se deve a um grupo muito comprometido que temos”, exaltou. Catiana destacou o medo no início da pandemia, principalmente nos momentos de paramentação e desparamentação. “Hoje lidamos melhor com isso, cuidando um do outro, treinando e aprendendo diariamente como enfrentar a Covid19”, ponderou.

Oportunidade – Apesar de todos os desafios, o presidente Daniel ressaltou que a pandemia está dando visibilidade ao trabalho da Enfermagem. “A sociedade tem ficado agradecida, estamos recebendo elogios e manifestações positivas. Mas todos esses obstáculos são de nossa profissão”, frisou. Para Daniel, trata-se de uma oportunidade para esperar que a sociedade e legisladores entendam a importância de aprovação de benefícios importantes para a categoria, como piso salarial e aposentadoria especial. “O trabalho de lidar com a vida, com a saúde, com a coletividade, é uma realidade da Enfermagem. Esperamos que tenhamos o reconhecimento de quanto somos essenciais”, complementou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS