Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/06/2020
Coronavírus: em live, profissionais da Enfermagem relatam dia a dia no enfrentamento à Covid19



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) reuniu profissionais da categoria para uma live no Facebook para falar sobre os desafios diários no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid19). Juntamente com o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, estiveram na transmissão colegas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), também da Capital. A live está disponível na página do Conselho no Facebook e pode ser assistida CLICANDO AQUI.

Do HNSC, participaram a enfermeira Cristina Franceschi, a enfermeira Débora Gonçalves e o técnico de Enfermagem Daniel Jacoby. Do HCPA, estiveram na transmissão a enfermeira Cibele Parrulla e a técnica Catiana Duarte. Em todos os relatos, se destacaram a superação, o aprendizado e momentos de vitórias e perdas perante o atual cenário de pandemia.

A enfermeira Cristina, que trabalha no 3C2 do HNSC, contraiu a Covid19. Conforme seu relato, ela apresentou sintomas no início de abril e precisou ficar 14 dias isolada em casa. “Coincidiu com o início da pandemia, num momento que a insegurança ainda era muito alta e sabíamos muito pouco sobre o vírus. O risco alto de contágio nos deixava inseguros e ansiosos”, contou.

A enfermeira Débora, que é da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid19 no HNSC, lembrou que não foram registrados casos de colegas contaminados dentro da área Covid19 do hospital. “Fomos superando adversidades e a confiança aumentou muito. É um trabalho diário de adaptação, pois podemos chegar num cenário calmo e terminar em outro de complexidade absurda”, disse. O técnico de Enfermagem Daniel, que trabalha na mesma unidade, ressaltou a integração entre as equipes, envolvendo diferentes profissionais, no sentido de combinar e auxiliar em procedimentos. “Temos muitos momentos ruins, como informar a familiares um óbito e o desgaste físico e psicológico. Contudo, estamos ganhando mais confiança para lidar com a doença”, destacou.

A enfermeira Cibele e a técnica Catiana trabalham no 7º Sul do HCPA. Cibele relatou que, ao longo do tempo, foram criadas diversas estratégias. “Reaprendemos a trabalhar, pois rotinas foram modificadas. Não tivemos nenhum contágio de profissionais em nossa unidade. E se temos esse resultado positivo, isso se deve a um grupo muito comprometido que temos”, exaltou. Catiana destacou o medo no início da pandemia, principalmente nos momentos de paramentação e desparamentação. “Hoje lidamos melhor com isso, cuidando um do outro, treinando e aprendendo diariamente como enfrentar a Covid19”, ponderou.

Oportunidade – Apesar de todos os desafios, o presidente Daniel ressaltou que a pandemia está dando visibilidade ao trabalho da Enfermagem. “A sociedade tem ficado agradecida, estamos recebendo elogios e manifestações positivas. Mas todos esses obstáculos são de nossa profissão”, frisou. Para Daniel, trata-se de uma oportunidade para esperar que a sociedade e legisladores entendam a importância de aprovação de benefícios importantes para a categoria, como piso salarial e aposentadoria especial. “O trabalho de lidar com a vida, com a saúde, com a coletividade, é uma realidade da Enfermagem. Esperamos que tenhamos o reconhecimento de quanto somos essenciais”, complementou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS