Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/07/2020
Coronavírus: Fiocruz analisa condições de trabalho na linha de frente da Covid19



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nesta quarta-feira, 22, a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19 no Brasil”. O objetivo do estudo é conhecer as condições de vida e trabalho de médicas(os), enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem e fisioterapeutas que atuam diretamente na assistência e no combate à pandemia do novo Coronavírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico Especial nº 22 do Ministério da Saúde, até o dia 11 de julho, foram registrados 180 mil casos de Covid19 em profissionais de saúde de todo o país, com 163 óbitos. A pesquisa tem parceria dos Conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Federal de Medicina (CFM), e pode ser acessada CLICANDO AQUI.

O estudo liderado pela Fiocruz conhecerá a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19, buscando compreender o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida da(o) profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psiquícos desse contingente profissional.

“A pandemia exacerbou situações como a sobrecarga de trabalho e a vulnerabilidade de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid19, enfrentando falta de insumos básicos e equipamentos de proteção individuais (EPIs). Os Conselhos Regionais de Enfermagem receberam 8.680 denúncias e já apuraram 7.737, confirmando a situação crítica. É importante conhecer e documentar a situação na linha de frente, para subsidiar mudanças”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“Mesmo diante de um cenário de pandemia, observamos denúncias e relatos de profissionais que estão em situação de precarização do vínculo de trabalho, salários atrasados, insegurança e sobrecarga de trabalho que geram stress, adoecimento e desgastes físicos e psíquicos. Conhecer a realidade dessa(e) profissional contribuirá para o direcionamento de ações, estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A participação de profissionais é muito importante para delinearmos o cenário atual”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Maria Helena Machado, coordenadora do estudo.

As profissões mais registradas dentre os casos confirmados de Síndrome Gripal por Covid19 foram técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem (62.633), seguidos de enfermeiras(os) (26.555) e médicas(os) (19.858). No universo da pesquisa, a distribuição dos óbitos se deu da seguinte forma: técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem (64), médicas(os) (29) e enfermeiras(os) (16). Foram contabilizadas cinco mortes em fisioterapeutas.

O questionário será respondido online e leva de 10 a 15 minutos para ser totalmente preenchido. A identidade do participante será preservada.

Contexto da Pesquisa

O Brasil conta hoje com um robusto sistema de saúde. O SUS, com mais de 200 mil estabelecimentos de saúde (ambulatorial ou hospitalar), possui cerca de 430 mil leitos e emprega diretamente mais de 3 milhões e 500 mil profissionais da saúde, sendo 2 milhões de médicas(os) e profissionais que compõem a equipe de Enfermagem. Na linha de frente do combate à Covid19, o universo da pesquisa abarca os médicas(os), a equipe de Enfermagem e fisioterapeutas que estão no atendimento da atenção primária em saúde e na rede hospitalar de referência em Covid19 em todo o país.

Na Fiocruz, a pesquisa é conduzida pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), com parceria do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT).

Além das entidades profissionais (Cofen e CFM), outras instituições também são coparticipantes do estudo: Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed-RJ), Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE) e Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) e da Associação Brasileira de Medicina de Urgência (Abramurgem).

A pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19 no Brasil tem financiamento do Edital Inova Covid19, promovido pelas Vice-Presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI) da Fundação Oswaldo Cruz. O objetivo é apoiar propostas de geração do conhecimento nas áreas definidas pela Fiocruz como prioritárias para a pandemia da Covid19, visando acúmulo de conhecimento necessários ao entendimento da doença em seus diversos aspectos.

Link da pesquisa: www.bit.ly/PesquisaFiocruz

Fonte: Fiocruz e Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS