Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/08/2020
Semana Mundial de Aleitamento Materno terá programação online a partir desta quarta, dia 5


Para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 e o Agosto Dourado, a Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2), irá promover o XII Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação, o VII Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, e outros eventos alusivos ao tema. Em tempos de pandemia, a programação será inteiramente online, gratuita e aberta a toda população, sem necessidade de inscrição prévia. Confira a programação nas imagens. O evento será transmitido pela página do CRN-2 Facebook do CRN-2 (CLIQUE AQUI) nos dias 5 e 12, e na do programa Primeira Infância Melhor (CLIQUE AQUI) no dia 19 de agosto.

Neste ano, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é "Apoie a amamentação por um Planeta Saudável”, trazendo a amamentação para o contexto da sustentabilidade. De acordo com a técnica da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Criança da SES, nutricionista Kátia Rospide, a amamentação, além de todos os benefícios já conhecidos para a mulher e para o bebê, também diminui o impacto ambiental causado pela alimentação com substitutos do leite materno. "Fórmulas lácteas deixam vestígios ambientais devido aos métodos de produção, embalagem, distribuição e preparação. Por outro lado, a amamentação utiliza menos recursos naturais e quase não há desperdício”, defende Kátia.

Agosto Dourado - O mês recebeu este nome em homenagem ao aleitamento materno por ser considerado o alimento "padrão ouro”: possui todos os nutrientes e transfere toda a imunidade de que o bebê precisa. O leite materno deve ser o único alimento dos bebês até completarem 6 meses de vida e é recomendado até os 2 anos de idade.

Entre os benefícios da amamentação, Kátia ainda ressalta a proteção para a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, e a redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

Amamentação na pandemia - Kátia Rospide alerta que não há qualquer contraindicação da amamentação durante a pandemia da Covid19, mesmo se a mãe tiver confirmação da doença. Neste caso, o Ministério da Saúde recomenda a higienização das mãos e uso de máscara pela mãe durante o processo.

Fonte: CRN-2 e SES

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS