Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/08/2020
Bolsistas da Unisinos apresentam resultado do Mestrado Profissional Capes/Cofen




O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou no dia 18 de agosto mais uma da série de lives com o resultado dos projetos do Mestrado Profissional do convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A atividade, transmitida na página do Conselho no Facebook, teve com a presença de bolsistas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que desenvolveram produtos voltados à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A transmissão ainda teve a participação do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do conselheiro federal do Cofen, Antônio Marcos Gomes, e da coordenadora do curso na instituição de ensino, a professora e enfermeira Sandra Maria César Leal. O vídeo pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Durante a live, o presidente Daniel destacou o convênio com uma forma de qualificar e dar mais visibilidade às ações da Enfermagem. “A gente fica orgulhoso de como a profissão está avançando graças ao trabalho de cada profissional. E essas bolsas oportunizadas pela Capes e pelo Cofen fortalecem isso e dão ainda mais visibilidade à profissão”, ponderou. Para o conselheiro Antônio Marcos, as bolsas foram oportunizadas pensando em suprir uma lacuna que existe no Brasil: a falta de mestrados voltados para profissionais da Enfermagem. “Precisamos qualificar mais essa mão de obra da Enfermagem brasileira para que ela produza com mais qualidade”, apontou. Já a professora Sandra ressaltou o legado que o curso já deixa nas práticas profissionais. Para ela, muitos artigos e outros trabalhos foram publicados sobre SAE e isso terá reflexo no desenvolvimento do atendimento para toda a população.

O convênio Capes/Cofen está entrando na segunda etapa, com universidades lançando o segundo edital com bolsas de mestrado profissional - a Unisinos divulgará em breve. Além disso, o Coren_RS lançou uma revista com o resultado dos trabalhos. A publicação já está sendo enviada para diversas instituições do RS e, também, está disponível no site do Conselho CLICANDO AQUI.

Confira a lista de projetos dos egressos da Unisinos:

Aluna: Cristiane Lima Abrahão

Produto: Desenvolvimento do instrumento para a Sistematização da Assistência no período pré-operatório.

Aluno: Glênio Portilho Stadler

Produto: A Sistematização da Assistência da Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva - implementação do protocolo de banho para paciente criticamente enfermo.

Aluno: Henrique Meirelles Boldori

Produto: Escala que avalia o grau de superlotação das Unidades de Emergência

Aluna: Lisiane Nery Freitas

Produto: Sistematização da Assistência de Enfermagem no cuidado ao usuário com lesão de pele na Rede de Atenção Básica de São Leopoldo

Aluna: Tisiane Molder Marques

Produto: Guia de atendimento de Enfermagem ao adolescente na Atenção Básica, biblioteca virtual para atendimento ao adolescente na Atenção Básica, mapa interativo online, implementação de Programa de Educação Permanente da Enfermagem em Saúde do Adolescente na Atenção Básica.

 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS