Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/08/2020
Enfermeiros do HCPA alertam a população sobre a necessidade de manutenção das medidas de prevenção



A Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA) reuniu depoimentos de profissionais que direta ou indiretamente lutam no enfrentamento à Covid19. Com isso, lançou um vídeo alertando a população sobre os altos índices de contaminação pela doença, os riscos à sociedade e como a Enfermagem também tem sido penalizada pela flexibilização do distanciamento social e falta de medidas protetivas. Assista CLICANDO AQUI.

As falas foram gravadas em formato de selfie ou com a ajuda de colegas. As enfermeiras que aparecem sem máscara fizeram os registros de casa. Também participaram da gravação o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, e a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros (Sergs), Cláudia Franco.

O lançamento ocorre no momento em que, mesmo próximo de atingir 3 mil mortes pelo novo Coronavírus e mais de 100 mil casos confirmados, o Rio Grande do Sul vive a falsa sensação de que tudo está voltando à normalidade. “A pandemia continua, o número de novos pacientes ainda é extremamente elevado, a taxa de ocupação do Centro de Terapia Intensiva do HCPA está acima de 90% e ainda não existe cura comprovada para a doença”, alerta a presidente da Associação, Maria Lúcia Pereira de Oliveira.

Uma pesquisa realizada em conjunto pelos professores Maurício Guidi Saueressig e Jair Ferreira, de Medicina, Cristiano Hackmann, de Matemática, e Carlos Schönerwald, de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) projeta que Porto Alegre deverá atingir o pico de pacientes de Covid19 internados simultaneamente em leitos de UTI entre o final de agosto e meados de setembro. A partir dali, iniciaria uma queda gradual que atingiria, em novembro ou dezembro, os índices registrados em abril e maio deste ano e chegaria a zero, ou próximo disso, em fevereiro de 2021.

O HCPA soma mais de 700 enfermeiras(os), totalizando cerca de 2,6 mil profissionais da Enfermagem junto com técnicas(os) e auxiliares, corpo técnico capacitado que representa mais de 40% da força de trabalho da instituição. A AEHCPA foi criada em 19 de março de 1986. Nestes 34 anos, tem como papel fazer a interlocução entre enfermeiras(os) com as mais diversas instâncias, tanto dentro da instituição como junto a organismos externos.
 
Links do vídeo:

Fonte: Assessoria de Comunicação AEHCPA

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS