Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

02/09/2020
Egressos do Mestrado Profissional Capes/Cofen na UFCSPA apresentam resultado em live



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou na tarde de terça-feira, 26 de agosto, a última da série de lives no Facebook com o resultado do Mestrado Profissional do convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A atividade teve a presença das bolsistas da Universidade Federal de Ciências e Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que desenvolveram produtos voltados à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do conselheiro federal do Cofen, Gilney Guerra de Medeiros, e da coordenadora do curso na instituição de ensino, a professora e enfermeira Emiliane Nogueira de Souza. O vídeo pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Durante a live, o presidente Daniel destacou a relevância do convênio e os benefícios que o aperfeiçoamento do SAE propicia. “Nós observamos as dificuldades da implantação nas fiscalizações que realizamos. Com certeza esses produtos do Mestrado Profissional vão aprimorar isto”, ponderou. O conselheiro Gilney explicou que Cofen está pondo em prática o que está estabelecido na Lei que criou os conselhos, que é promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional. "Entendemos a importância da qualificação, justamente para avançarmos na melhoria da assistência", enfatizou. “Já estamos colhendo os frutos resultantes dos trabalhos elaborados. Foi uma satisfação enorme, um grande aprendizado para nós”, complementou a professora Emiliane.

O convênio Capes/Cofen está entrando na segunda etapa, com universidades lançando o segundo edital com bolsas de mestrado profissional. No Rio Grande do Sul, a Universidade Franciscana já fechou o seu edital. A Universidade do Vale do Rio dos Sino (Unisinos) e a UFCSPA divulgarão em breve. Além disso, o Coren-RS lançou uma revista com o resultado dos trabalhos. A publicação já está sendo enviada para diversas instituições do RS e, também, está disponível no site do Conselho CLICANDO AQUI.

A UFCSPA já abriu edital para a segunda turma do Mestrado Profisisonal Capes/Cofen. O edital pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Confira a lista de projetos dos egressos da UFCSPA:

Aluna: Aline Moraes de Abreu
Produto: Plano de cuidado específico para o paciente em tratamento no serviço de radioterapia da ISCMPA.

Aluna: Carolina Siqueira Amaral
Produto: Avaliar a qualidade dos registros eletrônicos de Enfermagem, especificamente o processo da SAE, para promover a qualificação dos mesmos junto aos Enfermeiros e atualizar o Sistema de Registro Eletrônico na instituição que atua como enfermeira.

Aluna: Carolina Zenilda Nicolau
Produto: Desenvolver material de apoio educativo para pacientes incluídos no Programa de Insuficiência Cardíaca de um hospital privado (Região Metropolitana de Porto Alegre).

Aluna: Marielli Trevisan Jost
Produto: Construção do fluxo do processo de trabalho transoperatório (agendamento, farmácia satélite, centro de materiais e esterilização e centro cirúrgico), relatório com a análise levantada para a direção técnica do Centro Cirúrgico, material para a capacitação da equipe de Enfermagem para realização do checklist cirúrgico, e elaboração de três artigos científicos.

Aluna: Michele Eifler Machado
Produto: Cinco indicadores de gestão: Adesão à SAE, adesão no histórico de Enfermagem, lesões por pressão, diagnósticos de Enfermagem e intervenções.

Aluna: Jéssica Strube Holztrattner
Produto: Elaborar um Procedimento Operacional Padrão (POP) de Enfermagem relacionado aos registros de Enfermagem sobre o contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido imediatamente após o parto no Centro Obstétrico de um Hospital Amigo da Criança.

Aluna: Natália Duarte Bard
Produto: Nova árvore de Saúde Mental para a SAE nas unidades de internação clínicocirúrgicas e curso de extensão online na modalidade autoinstrucional denominado “Atenção de Enfermagem em Saúde Mental para pacientes clínicocirúrgicos hospitalizados”.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS