Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/09/2020
Coronavírus: em live, Conselhos Regionais da Região Sul ressaltam importância de pesquisa da Fiocruz



Na última segunda-feira, 31 de agosto, uma live transmitida pelo Facebook reuniu as(os) presidentes dos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, de Santa Catarina (Coren-SC), Helga Bresciani, e do Paraná (Coren-PR), Simone Peruzzo, para debater a importância da pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19”. O estudo é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Representando a entidade, a live teve a participação da pesquisadora e socióloga Maria Helena Machado, que coordena a pesquisa. A transmissão ainda contou com conselheiro federal Antônio Marcos Freire Gomes. O vídeo na íntegra pode ser conferido CLICANDO AQUI. Já a pesquisa pode ser acessada NESTE LINK.

Durante a atividade, a pesquisa foi apresentada por Maria Helena, que ressaltou os fatos que profissionais de Enfermagem podem relatar, desde a ansiedade que sentem, problemas de sono e outros problemas causados pela sobrecarga de trabalho ou insegurança no ambiente que atua. O estudo busca conhecer a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19, compreendendo, assim, o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida do profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.

“O trabalho da Enfermagem é bastante insalubre, com consequências graves dentro da pandemia. E a pesquisa tem esse papel de levantar essas informações para que possamos ter elementos concretos, dentro de um estudo científico, e fazer o debate com empregadores e governantes, no intuito de termos políticas públicas voltadas que atua na saúde”, salientou o presidente Daniel. “Queremos conhecer a realidade e, assim, contribuir para o direcionamento de ações e estratégias que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus”, reforçou Maria Helena. O conselheiro Antônio Marcos também ressaltou essa importância, pois os dados são a base para as tomadas de decisão, seja na pressão às autoridades ou na regulamentação de diretrizes de trabalho. “Quanto mais participação, mais fidedigno será o estudo e mais poderemos exigir de gestores para valorizar a atuação da Enfermagem”, disse.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Coren-SC)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

30/01/2023
Primeiro edital do programa de especialização Pós Tec Enfermagem é lançado


30/01/2023
Coren-RS participa de reunião de alinhamento da vice-presidência de equidade racial e de gênero do Fórum-RS


27/01/2023
Manifesto pelas vítimas da Covid19 é entregue a representante do Ministério da Saúde


27/01/2023
Covid19: Ministério da Saúde prevê começo de reforço bivalente em 27 de fevereiro


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS