Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/09/2020
Setembro Amarelo: especialistas debatem em live causas e prevenção ao suicídio



Em live realizada na página do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, especialistas em Saúde Mental debateram causas, números e prevenções ao suicídio. A transmissão foi alusiva à campanha Setembro Amarelo, que promove à valorização da vida. Participaram da atividade a enfermeira e coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, e o enfermeiro especialista em Saúde Pública e mestre em Saúde Mental, Alan Rodrigues. A live pode ser assistida CLICANDO AQUI.

Durante a transmissão, Alan e Cláudia apresentaram índices que colocam o RS no topo do ranking de pessoas que tiram a própria vida. “O coeficiente aqui no Estado supera o nacional, o que é bem preocupante. Enquanto a média brasileira é de cinco mortes para cada 100 mil habitantes, no RS o índice é de dez mortes para cada 100 mil”, enfatizou Alan. “A gente sempre teve muito preconceito a ter uma doença mental, inclusive com poucas políticas públicas para isso. Temos um avanço recente nisso, mas ainda enfrentando barreiras culturais do gaúcho, de se achar forte, de não procurar ou não identificar um sofrimento”, complementou Cláudia.

O Coren-RS tem debatido constantemente o tema com profissionais e a sociedade. Inclusive, o Conselho tem um Grupo de Trabalho (GT) voltado à Saúde Mental, que discute o suicídio entre colegas e também outros problemas ligadas ao tema. Além disso, Cláudia é uma das voluntárias do projeto Enfermagem Solidária, um chat disponível no site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para prestar apoio emocional a profissionais da categoria e, também, da Radiologia. O serviço é disponibilizado 24 horas por dia, sete dias por semana, CLICANDO AQUI (abra o chat no canto inferior direito da tela).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS