Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/10/2020
Nota Oficial sobre a série “Sob Pressão”, da Rede Globo



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público se manifestar, por meio desta nota, contrário abordagem da série “Sob Pressão – Plantão Covid”, da Rede Globo. A produção enfatiza, em ficção, o trabalho e o cotidiano de profissionais de saúde no cenário da pandemia do novo Coronavírus.&8239;Contudo, os episódios dão todo o protagonismo do atendimento a pacientes às(aos) médicas(os), proporcionando uma equivocada imagem e menosprezando toda a equipe de profissionais que são essenciais na assistência e que estão na linha de frente, em especial colegas de Enfermagem, que constituem a maior força no combate diário à pandemia e na prestação de serviços à população.

O Coren-RS ressalta que cerca de 80% das(os) profissionais de saúde são da área da Enfermagem e que a categoria tem enfrentado, diariamente, a falta de reconhecimento e de valorização, além de estar na luta, há anos, pela aprovação de pautas importantes e essenciais, como a carga horária de 30 horas, o piso salarial, a aposentadoria especial, o descanso digno, entre outros benefícios. A abordagem dada pela Rede Globo em “Sob Pressão – Plantão Covid” e nas outras temporadas da série não destaca o fundamental trabalho da Enfermagem no dia a dia, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS). Cabe ressaltar que o Coren-RS e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estão diariamente na luta pela valorização e pelo reconhecimento da categoria como protagonista na saúde, agora e depois da pandemia, conforme a campanha Nursing Now – Enfermagem Agora.

Por outro lado, o Coren-RS enaltece a importância do trabalho de profissionais de medicina, não só na pandemia, mas em todo o contexto da assistência em saúde. No entanto, o protagonismo centrado apenas na classe médica esconde o empenho de enfermeiras(os), técnicas(os), auxiliares e obstetrizes nos mais vastos âmbitos e procedimentos que envolvem o sistema de saúde, 24 horas por dia.

Sendo assim, o Conselho sugere a reavaliação da abordagem dada à série “Sob Pressão – Plantão Covid” e dê o merecido reconhecimento à Enfermagem e às(aos) demais profissionais envolvidas(os) nas equipes de saúde que estão, dia a dia, enfrentando a pandemia e os demais obstáculos pelo bem de toda a população.

Gestão Democracia, Ética e Transparência

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS