Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/01/2021
Início da vacinação contra a Covid19 é tema de live do Coren-RS


A vacinação contra a Covid19 foi o tema da live do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizada na terça-feira, 26 de janeiro, no Facebook. As enfermeiras Caren Laís Seehaber Friedrich dos Santos, coordenadora do estudo da Coronavac no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Eliane Leal, sanitarista e que atua na Atenção Primária em Saúde em Porto Alegre, abordaram a vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS), a resistência por parte da população, de colegas da Enfermagem e do Governo Federal, o trabalho científico por trás das vacinas, além de aspectos técnicos e assistenciais. O vídeo completo pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Durante o programa, Caren salientou o trabalho desenvolvido pelas instituições no objetivo de chegar a uma vacina eficiente contra a Covid19. “Estou orgulhosa de fazer parte deste processo. Precisamos reforçar a relevância da pesquisa, das evidências científicas, para combater as fake news”, comentou. Eliane complementou que os efeitos da vacina, sejam positivos ou adversos, são acompanhados por especialistas que trabalham direto com a produção das doses. “Acreditar na ciência, acreditar no processo de vacinação é essencial, tanto por parte de profissionais de saúde quanto da sociedade em geral”, reforçou. Na live, Caren e Eliane ainda defenderam que a vacinação seja priorizada para a Enfermagem e esclareceram dúvidas.

Rádio Guaíba – O tema também foi abordado na quarta-feira, 27 de janeiro, no programa Contraponto, da Rádio Guaíba. Além de Caren e Eliane, também participaram a enfermeira conselheira do Coren-RS Sônia Regina Coradini e o enfermeiro do Núcleo de Imunizações de Porto Alegre, Augusto Badin Crippa. Durante a transmissão, foram debatidos os impactos da vacinação da Covid19 para a Enfermagem. O programa, na íntegra, pode ser conferido NESTE LINK.

A conselheira Sônia enfatizou a posição do Coren-RS quanto à possibilidade de que as vacinas sejam adquiridas pela iniciativa privada. “A imunização deve ser feita integralmente pelo SUS. No momento em que se liberar doses para quem tem dinheiro, teremos uma diferença neste país, atentado contra os princípios básicos da saúde pública”, ressaltou. A enfermeira ainda reforçou a importância do protagonismo de colegas da categoria no combate à Covid19. Já Augusto citou que o processo de vacinação no estágio atual é mais lento, mas que será acelerado à medida que mais doses forem distribuídas. “Temos pensado, dia a dia, em prestar o melhor serviço para a população, com ampliação de equipes móveis para que a vacina chegue o mais rapidamente às pessoas, priorizando os grupos de risco”, frisou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Dia dos Povos Indígenas: Cuidado qualificado de Enfermagem aumenta resolutividade da assistência e diminui vulnerabilidades


18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS