Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/02/2021
Coren-RS repudia revogação de decreto em Cristal sobre consultas, prescrições e solicitação de exame



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lamenta e repudia a decisão do prefeito de Cristal, Marcelo Luis Krolow, que revogou o Decreto Municipal nº 2477/2017, referente à implantação e à normatização do protocolo de Enfermagem da atenção básica de consultas de Enfermagem, prescrição de medicamentos e solicitação de exames de rotina e complementares pela(o) enfermeira(o). A medida é um retrocesso na assistência em saúde a população, restringindo esses tipos de procedimentos apenas às(aos) médicas(os).

Cabe ressaltar que a realização destes procedimentos por parte da(o) enfermeira(o) já é prevista nos protocolos do Ministério da Saúde, na Portaria 2.436/2017, a qual prevê realização de consulta de Enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão.

Além disso, a medida está em conformidade com a Lei n.º 7498/86, que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem. No artigo 11, incisos I e II, “a(o) enfermeira(o) exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe privativamente a consulta de Enfermagem, a prescrição da assistência de Enfermagem e de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde”.

Contudo, a formalização por parte do Executivo Municipal dá respaldo ao trabalho das(os) profissionais da categoria, ainda mais com a utilização de um protocolo específico para a Enfermagem, promovendo mais agilidade e qualidade no atendimento prestado à população.

O Coren-RS espera que o prefeito reveja sua decisão e que volte a regulamentar o protocolo visando atendimento integral aos usuários do sistema de saúde municipal.

Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS