Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/02/2021
Conselhos se reúnem com secretário de Saúde sobre a vacinação de profissionais em Porto Alegre



Foto: CRPRS

Representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren-RS), de Psicologia (CRP-RS) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) estiveram reunidas(os) com o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, para tratarem sobre a vacinação de profissionais no dia 6 de fevereiro. Do Coren-RS, estiveram presentes a presidente Rosangela Gomes Schneider e o coordenador do Departamento Jurídico, Gabriel Peña. Entre os assuntos debatidos, estava a necessidade de eventuais critérios de prioridades e exclusividade no recebimento da vacina serem comunicados de forma clara, objetiva e formal aos conselhos, para que possam organizar suas listagens.

Além disso, os conselhos cobraram do secretário mais cuidado nas declarações relativas à vacinação de profissionais da Saúde, principalmente em relação a falas que vinculam às autarquias responsabilidade no processo de vacinação e por terem emitido listagem de profissionais com registro ativo no seu respectivo conselho (informação pública e que deve ser dada de ofício pelos órgãos quando solicitadas pelas autoridades competentes). Os dirigentes ainda ponderaram ao secretário a necessidade de futuras ações serem combinadas com maior antecedência e de haver comunicação formal entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS/POA) e os Conselhos.

Também foi abordado na reunião envelopes com cópias das listas de profissionais encaminhadas pelos próprios conselhos a pedido da SMS/POA e a solicitação de que as próprias autarquias se responsabilizassem pela digitação dos dados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PI-SNI). Contudo, Rosangela e as(os) demais dirigentes argumentaram que não houve qualquer pactuação ou acordo prévio em relação a esse procedimento, além de não ser competência dos conselhos este tipo de atividade.

“O Coren-RS atendeu ao chamado da Prefeitura para ajudar a fazer com que a vacina chegasse ao braço de profissionais da saúde com cuidado e qualidade, como já é o preconizado e realizado pela Enfermagem”, disse Rosangela. “Salientamos que queremos vacinas para todos e todas, preferencialmente, nas unidades de saúde, onde sempre tiveram, próximo da população”, complementou. A dirigente e as(os) demais representantes dos outros conselhos agradeceram a Sparta a oportunidade de participarem do evento da vacinação e manifestaram sua disponibilidade de colaborar com a SMS/POA em futuras ações.

Além de Rosangela, participaram da reunião a vice-presidente do CRP-RS, Cristina Schwarz, o presidente do CREFITO, Jadir Lemos, a diretora da Atenção Básica da SMS/POA, Luciane Beiró, e o assessor jurídico da SMS/POA, Cassio Martinez.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do CRP-RS)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS