Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/02/2021
Conselheira do Coren-RS presente em apresentação de Plano de Vacinação contra a Covid19


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentou na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, o Plano de Vacinação Contra a Covid19 durante reunião técnica virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pela conselheira e enfermeira Sônia Regina Coradini, que destacou o papel da categoria no enfrentamento à pandemia. O Plano de Vacinação completo pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Sônia ressaltou a preocupação com profissionais da Enfermagem que estão na linha de frente contra o novo Coronavírus. “Dentro de todo o processo, de vacinação e demais medidas, não podemos esquecer do esgotamento de profissionais de saúde, especialmente da Enfermagem, que vêm bravamente lutando todos os dias para salvar vidas”, salientou. A conselheira ainda reforçou a necessidade de restrições mais rígidas do Estado para conter o avanço do vírus e a conscientização da população diante da pandemia.

A reunião teve a participação da titular da SES, a secretária Arita Bergmann, que reforçou que o Estado vive o seu pior momento na pandemia. “É assustador. Em um mês, nós dobramos o número de pessoas em leitos clínicos e de UTI”, apontou. Arita apresentou dados sobre o cronograma de vacinação e disse que o Governo tem sido incisivo no pedido de agilidade no envio de vacinas e da inclusão de professoras(es) no grupo prioritário para receber a imunização.

Conforme a secretária, o Ministério da Saúde apresentou um cronograma prevendo que até 28 de fevereiro o país teria 11,3 milhões de doses de vacinas (9,3 milhões da Coronavac e 2 milhões da AstraZeneca). No entanto, até a data de hoje, não havia se confirmado ainda a compra das 9,3 milhões de vacinas do Butantan. Arita assegurou que se o Ministério não cumprisse o calendário apresentado, o Estado teria agora a possibilidade de iniciar as negociações diretas para a compra de vacinas a partir da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 por meio do PL 11/2021, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado no Palácio Piratini.

Além do Coren-RS e da SES, a atividade ainda teve a participação de diversos parlamentares, órgãos do Estado, conselhos e sindicatos. Junto ao Plano de Vacinação foram debatidos a falta de leitos nas UTIs dos hospitais da Capital e da Região Metropolitana; a falta de insumos e de profissionais para o enfrentamento à pandemia; o esgotamento de trabalhadoras(es) da área da saúde; e a conscientização da população conforme as exigências previstas pelo sistema de bandeiras do Governo do Estado.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS