Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/02/2021
Conselheira do Coren-RS presente em apresentação de Plano de Vacinação contra a Covid19


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentou na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, o Plano de Vacinação Contra a Covid19 durante reunião técnica virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pela conselheira e enfermeira Sônia Regina Coradini, que destacou o papel da categoria no enfrentamento à pandemia. O Plano de Vacinação completo pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Sônia ressaltou a preocupação com profissionais da Enfermagem que estão na linha de frente contra o novo Coronavírus. “Dentro de todo o processo, de vacinação e demais medidas, não podemos esquecer do esgotamento de profissionais de saúde, especialmente da Enfermagem, que vêm bravamente lutando todos os dias para salvar vidas”, salientou. A conselheira ainda reforçou a necessidade de restrições mais rígidas do Estado para conter o avanço do vírus e a conscientização da população diante da pandemia.

A reunião teve a participação da titular da SES, a secretária Arita Bergmann, que reforçou que o Estado vive o seu pior momento na pandemia. “É assustador. Em um mês, nós dobramos o número de pessoas em leitos clínicos e de UTI”, apontou. Arita apresentou dados sobre o cronograma de vacinação e disse que o Governo tem sido incisivo no pedido de agilidade no envio de vacinas e da inclusão de professoras(es) no grupo prioritário para receber a imunização.

Conforme a secretária, o Ministério da Saúde apresentou um cronograma prevendo que até 28 de fevereiro o país teria 11,3 milhões de doses de vacinas (9,3 milhões da Coronavac e 2 milhões da AstraZeneca). No entanto, até a data de hoje, não havia se confirmado ainda a compra das 9,3 milhões de vacinas do Butantan. Arita assegurou que se o Ministério não cumprisse o calendário apresentado, o Estado teria agora a possibilidade de iniciar as negociações diretas para a compra de vacinas a partir da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 por meio do PL 11/2021, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado no Palácio Piratini.

Além do Coren-RS e da SES, a atividade ainda teve a participação de diversos parlamentares, órgãos do Estado, conselhos e sindicatos. Junto ao Plano de Vacinação foram debatidos a falta de leitos nas UTIs dos hospitais da Capital e da Região Metropolitana; a falta de insumos e de profissionais para o enfrentamento à pandemia; o esgotamento de trabalhadoras(es) da área da saúde; e a conscientização da população conforme as exigências previstas pelo sistema de bandeiras do Governo do Estado.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/08/2022
OMS e OPAS divulgam manual sobre manejo clínico para varíola dos macacos: acesse aqui


15/08/2022
Tire suas dúvidas sobre o Piso Salarial da Enfermagem


15/08/2022
Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS participa de capacitação interna


15/08/2022
Sede do Coren-RS, em Porto Alegre, abrirá para atendimento ao público no sábado, dia 20/08


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS