Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/03/2021
Coren-RS se reúne com profissionais de Enfermagem demitidas(os) do IMESF


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, pelo conselheiro Antônio Tolla e pelo coordenador do Departamento Jurídico, Gabriel Peña, se reuniu na quinta-feira, 25 de fevereiro, com profissionais de Enfermagem demitidas(os) do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF). O encontro foi na Sede do Conselho, em Porto Alegre, e foi proposto pelas(os) trabalhadoras(es).

Há anos, o IMESF, que compunha grande parte da força de trabalho das unidades de saúde da rede de Atenção Básica em Porto Alegre, está em meio a um debate sobre a sua legalidade. Recentemente, mais de 500 trabalhadoras(es) ligadas(os) ao IMESF – sendo grande parte da Enfermagem – foram dispensadas(os) pela prefeitura.

As(Os) profissionais recebidas(os) pelo Conselho relataram o quanto a falta dessas(es) trabalhadoras(es) tem impactado negativamente na assistência às(aos) usuárias(os), especialmente com o avanço da pandemia do novo Coronavírus na Capital. Segundo as(os) funcionárias(os) demitidas(os), pelo menos 11 unidades de saúde estão com equipes incompletas de Enfermagem. Agora, as(os) dispensadas(os) estão lutando para serem readmitidas(os).

Ao Coren-RS, as(os) trabalhadoras(es) entregaram uma carta (CLIQUE AQUI para acessar) com um histórico do IMESF; a defasagem atual de profissionais nos serviços de saúde da Capital; e um comparativo de gastos por parte da Prefeitura com a instituição e com demais serviços de saúde de Porto Alegre.

O Conselho presta seu total apoio à Enfermagem nessa situação. A autarquia fará o que está sob seu alcance legal para auxiliar as(os) profissionais e, por consequência, a população desassistida.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/01/2022
PESQUISA: PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA A PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COVID-19: ENFOQUE EM CUIDADOS PALIATIVOS


27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS


27/01/2022
Projeto Hora do Colinho e cuidados com recém-nascidos foram tema de live do Coren-RS


25/01/2022
Coren-RS é elogiado por conselheiros federais após visita técnica


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS