Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/03/2021
Nota de Pesar: Coren-RS lamenta morte da professora Vera Portella, em função da Covid19



Faleceu nesta sexta-feira, 05 de março, a enfermeira e professora Vera Catarina Castiglia Portella, aos 69 anos, vítima da Covid19. Ela estava internada na UTI Covid do Hospital São Lucas da PUCRS. A docente aguardava resultado do teste para o Coronavírus, apesar de seu irmão e de sua sobrinha já tivessem testado positivo para a doença. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lamenta a perda e presta solidariedade a familiares, amigas(os) e colegas da profissional.

Vera tinha uma trajetória de mais de 30 anos de docência. Conforme nota da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi uma professora comprometida e responsável com o ensino da Enfermagem, defensora incansável da profissão que escolheu e pela qual se declarava apaixonada. Ainda conforme a nota da universidade, nos últimos semestres antes de sua aposentadoria, em novembro de 2020, Vera transitava pela Escola de Enfermagem, mesmo com limitações para deambular e com dores devido à sua condição de saúde.

Vera foi diretora de Enfermagem da Unidade Álvaro Alvim/Hospital de Reumatologia, Anexo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e administrou, por aproximadamente dez anos, um Lar para Idosos, o que despertou seu interesse e dedicação aos estudos sobre a saúde e o cuidado de enfermagem do idosos.

No período de 1995 a 1999, foi chefe de Serviço de Emergência do HCPA, destacando-se por suas competências técnico-cientificas, administrativas e humanas, que contribuíram para o desenvolvimento exemplar da enfermagem no setor. Adentrou no cenário da Administração Central da UFRGS dando visibilidade à Escola de Enfermagem na Câmara de Extensão (CAMEX), no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) por vários mandatos. Era reconhecida por sua lisura, competência técnico-científica e pelos vastos conhecimentos sobre legislações relacionadas ao ensino e à gestão de pessoas no ambiente universitário.

Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/08/2022
Coren-RS na Área realiza 76 atendimentos em Canoas


05/08/2022
Coren-RS prestigia inauguração do curso técnico de Enfermagem do Senac de Santa Maria


05/08/2022
Coren presente em audiência pública sobre projeto que trata sobre atuação de doulas, em Santa Maria


04/08/2022
Governo sanciona Piso Salarial da Enfermagem, mas com veto sobre reajuste anual


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS