Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/03/2021
No Dia Internacional da Mulher, Coren-RS promove live sobre saúde mental na pandemia



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu uma live especial, em sua página no Facebook, nesta segunda-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. O tema do bate-papo foi “A saúde mental das profissionais de Enfermagem no período da pandemia” (para assistir, CLIQUE AQUI).

A convidada foi Kátia Ferreira - psicóloga clínica e comunitária; professora; mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da UFRGS; analista candidata do Instituto Junguiano do RS e membro do Comitê Técnico da Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre.

Kátia falou sobre o quanto as mulheres, culturalmente, assumem o papel de cuidadoras e como esse fato recai com mais força sobre as profissionais de Enfermagem – que cuidam de outras(os) no trabalho e em casa. A psicóloga falou sobre a importância de se estar atenta(o) à saúde mental e tirar um tempo, por menor que seja, para o autocuidado. “Muitas vezes, por mais difícil que seja alguma situação, se afastar por poucos minutos, respirar, passar uma água no rosto, pode ajudar. Falar sobre o que a gente está sentindo também é essencial”, afirmou.

Kátia ressaltou, ainda, que apesar de todo o lado negativo da pandemia – com a sobrecarga de trabalho para as(os) profissionais da Enfermagem e da saúde e as milhares de mortes – podemos tirar uma lição valiosa, a da resiliência. “Estamos vivendo uma situação extraordinária e temos de encará-la. A resiliência tem se tornado uma prática diária.”

O Coren-RS ressalta que, se você precisar, peça ajuda! O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) oferece apoio em saúde mental por meio do projeto Enfermagem Solidária (PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Dia dos Povos Indígenas: Cuidado qualificado de Enfermagem aumenta resolutividade da assistência e diminui vulnerabilidades


18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS