Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/04/2021
Nota técnica sobre a administração de vacinas contra a Covid19



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), frente a manifestações de profissionais da categoria e diante dos fatos noticiados envolvendo a administração de vacinas contra a Covid19, esclarece que:

- No que se refere às(aos) profissionais de Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem reiterado orientação às(aos) trabalhadoras(es) da categoria que atuam na vacinação contra a Covid19 que realizem todas as etapas de imunização diante da(o) paciente, desde a aspiração do imunizante ao descarte do material, conforme nota disponível CLICANDO AQUI.

- O Cofen recomenda às(aos) profissionais que manifestem às(aos) pacientes e familiares o desejo de aparecer ou não durante o registro (foto ou filmagem) do procedimento. As(os) profissionais têm resguardado pelo Código de Ética o direito de preservar sua imagem, da mesma forma que o paciente e/ou familiar tem o direito de fazer o registro.

- O Coren-RS está atento aos casos denunciados envolvendo colegas da categoria no contexto da pandemia da Covid19, seja por irregularidades cometidas pelas(os) profissionais ou pelos serviços de saúde. A Fiscalização da autarquia também tem o caráter orientativo, prestando informações e apoio a colegas presencialmente, de forma online ou por telefone, ciente dos problemas que têm ocorrido em função do novo Coronavírus.

- Em nota, o Ministério da Saúde informou que existe a orientação para que estados e municípios registrem no formulário técnico quando não for possível aspirar o total de doses declaradas nos rótulos das vacinas. A análise dessas ocorrências será conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- O predomínio na administração de vacinas é da Enfermagem. Mas neste momento de pandemia, a competência não é exclusiva, com atuação é compartilhada entre algumas profissões.

- A Anvisa afirmou que observou um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina e que os relatos estão sendo investigados como prioridade
pela área de fiscalização da agência.

- A Anvisa também relatou que avalia todas as hipóteses para que se verifique a origem do problema e não haja prejuízos à vacinação no país.

Coren-RS – Reconhece, Atua e Valoriza

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS