Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/04/2021
Nota técnica sobre a administração de vacinas contra a Covid19



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), frente a manifestações de profissionais da categoria e diante dos fatos noticiados envolvendo a administração de vacinas contra a Covid19, esclarece que:

- No que se refere às(aos) profissionais de Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem reiterado orientação às(aos) trabalhadoras(es) da categoria que atuam na vacinação contra a Covid19 que realizem todas as etapas de imunização diante da(o) paciente, desde a aspiração do imunizante ao descarte do material, conforme nota disponível CLICANDO AQUI.

- O Cofen recomenda às(aos) profissionais que manifestem às(aos) pacientes e familiares o desejo de aparecer ou não durante o registro (foto ou filmagem) do procedimento. As(os) profissionais têm resguardado pelo Código de Ética o direito de preservar sua imagem, da mesma forma que o paciente e/ou familiar tem o direito de fazer o registro.

- O Coren-RS está atento aos casos denunciados envolvendo colegas da categoria no contexto da pandemia da Covid19, seja por irregularidades cometidas pelas(os) profissionais ou pelos serviços de saúde. A Fiscalização da autarquia também tem o caráter orientativo, prestando informações e apoio a colegas presencialmente, de forma online ou por telefone, ciente dos problemas que têm ocorrido em função do novo Coronavírus.

- Em nota, o Ministério da Saúde informou que existe a orientação para que estados e municípios registrem no formulário técnico quando não for possível aspirar o total de doses declaradas nos rótulos das vacinas. A análise dessas ocorrências será conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- O predomínio na administração de vacinas é da Enfermagem. Mas neste momento de pandemia, a competência não é exclusiva, com atuação é compartilhada entre algumas profissões.

- A Anvisa afirmou que observou um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina e que os relatos estão sendo investigados como prioridade
pela área de fiscalização da agência.

- A Anvisa também relatou que avalia todas as hipóteses para que se verifique a origem do problema e não haja prejuízos à vacinação no país.

Coren-RS – Reconhece, Atua e Valoriza

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS