Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

20/04/2021
Estudante de Enfermagem lidera mobilização para pressionar senadores pela aprovação do piso salarial


A estudante do 6º semestre de Enfermagem da UFRGS Polla Victória Finckler, de 21 anos, resolveu agir, diante da polêmica recente envolvendo o Projeto de Lei (PL) que trata sobre o piso salarial da Enfermagem – o PL 2564/2020 (saiba mais clicando aqui). Ela entrou em contato com uma pessoa conhecida, que assessora um deputado estadual, para pedir orientações sobre o que poderia fazer. Recebeu a sugestão de mobilizar o maior número possível de pessoas para pressionar os senadores do RS e o presidente do Senado, enviando e-mails. E foi o que Polla fez: elaborou um texto padrão (segue abaixo) e começou a espalhar a ideia para sua turma; todas(os) as(os) docentes disponíveis no site da Escola de Enfermagem da UFRGS; pessoas da Enfermagem de outras instituições; acadêmicas(os); residentes; professoras(es); profissionais; pessoas próximas; amigas(os); familiares e todas(os) que quisessem ou pudessem contribuir. Já recebeu diversos retornos, inclusive de um dos senadores.

“Vi no Instagram a manifestação das entidades médicas, que se posicionaram contra o piso salarial da Enfermagem. Na universidade, sempre discutimos internamente questões relacionadas à Enfermagem, mas nesse caso achei que deveria agir, falar com os senadores. Então, surgiu a ideia dessa mobilização”, conta Polla. A jovem, que começou a cursar Enfermagem em 2018, diz ter se “encontrado” na profissão e por ela luta desde já.

A bancada do RS no Senado (veja aqui) é composta por Lasier Martins, Luis Carlos Heinze e Paulo Paim. Os respectivos endereços de e-mail são sen.lasiermartins@senado.leg.br; sen.luiscarlosheinze@senado.leg.br; e sen.paulopaim@senado.leg.br. O e-mail do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é sen.rodrigopacheco@senado.leg.br.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) apoia e valoriza imensamente a iniciativa da estudante. Acreditamos que apenas juntas e juntos vamos avançar nas pautas da Enfermagem. E uma das formas de isso acontecer é trazendo o assunto ao conhecimento dos legisladores e os sensibilizando sobre a importância desse e de outros projetos! Participe e ajude nessa mobilização!

TEXTO ELABORADO POR POLLA PARA SER ENVIADO VIA E-MAIL AOS SENADORES:

“Prezado Senador,
Entendo a importância e necessidade de apoiar os profissionais da Enfermagem, visando a aprovação do Projeto de Lei nº 2.564 de 2020, que está tramitando no Senado, que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.
A Constituição Federal determina que é direito dos trabalhadores o piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
Peço ao Senhor que avalie a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 2.564 de 2020, e que o mesmo seja discutido em plenário, com a maior brevidade possível, com respeito e sensibilidade ao pleito pelos direitos dos mais de 2 milhões de profissionais dessa categoria.
Atenciosamente.”

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS