Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/05/2021
Nota Oficial: Censo Demográfico é também uma questão de Saúde Pública



O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) alerta a sociedade brasileira sobre a importância da manutenção do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Os dados coletados pelo Censo junto aos 210 milhões de brasileiras(os) são essenciais para a formulação de políticas públicas, permitindo mapear as condições socioeconômicas de cada região e município do Brasil.

A Saúde é afetada por determinantes sociais que influenciam a expectativa de vida, a natalidade, a mortalidade e permitem, inclusive, estimar a ocorrência de agravos e de diversas doenças em um dado território, a necessidade de equipamentos de Saúde e dimensionamento das equipes. Sem o prévio conhecimento da realidade local, do perfil sociodemográfico da população, as políticas públicas e programas de Saúde atuam às escuras.

O território é a base do Sistema Único de Saúde (SUS), estruturado em regiões sanitárias. A Estratégia de Saúde da Família, bem como o planejamento da atenção em todos os níveis de assistência, se vale de informações oriundas do Censo Demográfico. Os dados gerados pelo IBGE identificam vulnerabilidades sociais, orientam e direcionam ações. Este conhecimento da realidade social, demográfica e habitacional do Brasil é fundamental para o combate das desigualdades.

O Censo por visita domiciliar deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado para 2021 devido à pandemia de Covid19 e os cortes orçamentários. Um novo adiamento, como anunciado pelo Governo Federal, comprometeria, ainda mais, a precisão dos dados, afetando a elaboração de políticas públicas em todos os níveis. O Censo Demográfico é, também, uma questão de Saúde Coletiva.

Conselho Federal de Enfermagem

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/05/2024
Abertas as inscrições para o 26º CBCENF


28/05/2024
SOS Chuvas: alerta sobre riscos e prevenção de síndromes respiratórias em abrigos no RS


28/05/2024
SOS Chuvas: orientações de cuidado para trabalhadores em inundações e enchentes


27/05/2024
SOS Chuvas: guia orienta população sobre limpeza das casas após enchentes


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS