Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/05/2021
Saúde mental é tema da abertura da Semana da Enfermagem 2021 do Coren-RS


A Semana da Enfermagem 2021 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) começou nesta quarta-feira, 12 de maio, Dia das(os) Enfermeiras(os), tratando de um tema essencial - Saúde mental da Enfermagem: como ser resiliente para lidar com os desafios da profissão. A palestra foi transmitida ao vivo nas páginas do Coren-RS no Facebook (@coren.rs) e no YouTube.

A transmissão começou com um vídeo de homenagem às(aos) 25 profissionais de Enfermagem do RS que morreram de Covid19. Em seguida, ocorreu a mesa de abertura, na qual estavam a presidente do Conselho, Rosangela Gomes Schneider; o conselheiro federal Daniel Menezes de Souza - representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Franco; o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien; o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers), Milton Kempfer; e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), Iride Caberlon.

Em seguida, teve início a palestra, que contou com dois enfermeiros da área da Saúde Mental: Gustavo Menezes (antimanicomial; especialista em Saúde Mental; mestre em Saúde Comunitária; doutorando em Saúde Pública; e professor assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA)) e Alan Rodrigues (doutorando em psiquiatria e ciências do comportamento (UFRGS); mestre em Enfermagem em Saúde Mental (UFCSPA); especialista em Saúde Pública; atua no Serviço de Enfermagem Psiquiátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)).

Em sua fala, Gustavo destacou o quanto questões como o gênero e o contexto social impactam diretamente na saúde mental das(os) profissionais de Enfermagem. Alan, na sequência, falou sobre como a Enfermagem foi diretamente impactada com a pandemia (física e psicologicamente) e sobre a importância de se estar atento a sinais de alerta – tanto em si quanto nos outros –, como tristeza e isolamento. “O mundo pode se preservar, de certa forma, na pandemia, ficando em casa. A Enfermagem, não. Estamos lá, na linha de frente”, disse Alan.

Para assistir à palestra na íntegra no Facebook CLIQUE AQUI. No YouTube, AQUI.

A Semana da Enfermagem 2021 do Coren-RS segue até o dia 20 de maio, com palestras de temas pertinentes à categoria (saiba mais aqui). PARTICIPE!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS