Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/06/2021
Conselhos de Enfermagem lançam nota em defesa do Piso Salarial


NOTA DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM: Piso Salarial!

A Assembleia de Presidentes dos Conselhos de Enfermagem manifesta seu apoio ao Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que cria o piso salarial para a profissão, ao tempo que esclarece que os Conselhos não estão vinculados a qualquer movimento grevista, conforme o ordenamento jurídico vigente.

Nosso apoio ao PL 2564, assim como às demais iniciativas de valorização profissional, é circunscrito aos limites definidos na legislação. A convocação de greve, direito reconhecido das(os) trabalhadoras(es), é prerrogativa dos sindicatos, mediante aprovação em Assembleia Geral.

Temos atuado junto ao Congresso Nacional para sensibilizar senadoras(es) e deputadas(os), pedindo celeridade na aprovação do Piso Salarial; da jornada de 30 horas; da lei do descanso digno; e outras proposições que impactam positivamente o exercício profissional da Enfermagem e a saúde da coletividade. Lançamos a campanha Valorize a Enfermagem, que convida a população a abraçar as causas dos mais de 2,4 milhões de profissionais de Enfermagem, apresentando à opinião pública a luta da categoria, sua legitimidade e urgência.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no artigo terceiro, garante o direito das(os) profissionais de participarem de movimentos por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. No entanto, o artigo 76 proíbe a negativa da assistência de Enfermagem em situações de emergência, epidemias, catástrofes, etc. As eventuais paralisações devem respeitar contingentes mínimos para a garantia da continuidade da assistência segura de Enfermagem, conforme artigo 44 do Código de Ética.

Valorização é um trabalho que avança com a união das(os) profissionais de Enfermagem e o reconhecimento da sociedade brasileira.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM – COFEN
CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM – CORENs

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS