Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/08/2021
No Agosto Dourado, Coren-RS promove live sobre amamentação e consulta de Enfermagem. ASSISTA!


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta terça-feira, dia 03 de agosto, uma live com o tema Aleitamento materno e consulta de Enfermagem. A conversa foi alusiva ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. Participaram do bate-papo as enfermeiras Celina Valderez (que também é doula; membro da IBFAN - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network - Brasil; e conselheira em aleitamento materno), conhecida como Val, e Rejane Seibel (integrante da Câmara Técnica da Saúde da Mulher do Coren-RS; membro da IBFAN Brasil e do Comitê de Aleitamento da Prefeitura de Porto Alegre).

Val foi a primeira a falar, fazendo um resgate da amamentação no Brasil (que na década de 1970 estava em índices baixíssimos) e destacando a importância das datas alusivas ao tema – como o Agosto Dourado, instituído em 2017. Ela também citou a relevância do tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2021 - Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos. “É preciso proteger a amamentação. Ela é uma responsabilidade compartilhada. Se costuma dizer que é necessária uma aldeia para cuidar de uma criança. Eu costumo dizer que também é necessária uma aldeia para a mulher amamentar”, frisou.

Na sequência, Rejane falou sobre a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras) e sobre o papel crucial da Enfermagem no apoio ao aleitamento materno. “A Enfermagem tem contato direto com as gestantes, as puérperas e as famílias. É nosso dever não estimular práticas que não favoreçam a amamentação”, afirmou. Rejane citou ainda a carência de políticas públicas efetivas na área – como a licença-maternidade ampliada, de seis meses, para todas as mulheres e salas de amamentação nos locais de trabalho. 

Para assistir à live, clique abaixo:

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS