Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

20/08/2021
Conselhos alinham estratégias de comunicação para valorizar a Enfermagem


Para além de uma autarquia de fiscalização e controle do exercício profissional, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren) se tornaram um órgão de comunicação relevante para a população brasileira e requisitado por veículos de mídia nacionais e internacionais. Tanto por meio do relacionamento com a imprensa quanto por meio de campanhas publicitárias de grande impacto, o sistema tem conseguido imprimir a marca da categoria na comunicação de massa pertinente a assuntos de relevante interesse público para a sociedade. Isso não aconteceu por acaso, é resultado do trabalho de jornalistas, editoras(es) e publicitárias(os) que trabalham de maneira integrada e colaborativa para dar voz à categoria.

O amadurecimento desse processo foi o mote principal do 5º Seminário de Comunicação e Alinhamento Estratégico dos Conselhos de Enfermagem, realizado em São Paulo, nos dias 18 e 19 de agosto. Vacinadas(os), testadas(os) e respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento social, profissionais de comunicação e conselheiras(os) passaram esses dois dias acompanhando uma programação rica de palestras, treinamentos e discussões que permitiram a definição de estratégias que vão conduzir a uma comunicação cada vez mais eficiente e assertiva. Na abertura do evento, a presidente do Cofen, Betânia Santos destacou que, além de debater os desafios de comunicação e da tecnologia na atualidade, o seminário cumpre a função de formar pessoas comprometidas com a verdade e com a opinião pública.

“Nós seguimos diretrizes sólidas, que regem ações de comunicação responsáveis e comprometidas com o interesse público. Esse encontro é a oportunidade de reafirmar esse compromisso e compartilhar técnicas eficientes para influenciar a sociedade de maneira positiva e contribuir com o avanço da cidadania. Nesse sentido, os conselhos regionais podem contar sempre com o apoio do conselho federal, para que sejamos ouvidos em uníssono pelo público”, disse Betânia Santos.

Na abertura do evento, o chefe de comunicação do Cofen, Neyson Freire, foi agraciado com a outorga de uma menção honrosa, pelos relevantes serviços de comunicação prestados durante a pandemia da Covid19. “Eu me sinto honrado de conduzir esse trabalho e sei que é algo fundamental, tanto para a prestação de serviços públicos de qualidade quanto para o combate às fake news. A Enfermagem faz a diferença em meio ao caos e à desinformação. Nosso trabalho é justamente contar essa história, para que as pessoas entendam a importância da profissão no debate público. Assim como a falta de atendimento de saúde, a desinformação pode matar. Portanto, nossa responsabilidade é grande. Manter a coesão e a coerência por meio de uma linguagem acessível é fundamental para continuar conquistando audiência como fonte segura e confiável de informação”, destacou Freire. “Se hoje temos uma imagem, isso se deve à comunicação”, pontuou o ex-presidente do Cofen e atual presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri.

Encontro debateu os desafios da comunicação e da tecnologia na atualidade

Segundo o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, a programação do evento abordou temas em evidência, como a comunicação de histórias, o papel da(o) porta-voz, transposição da invisibilidade, privacidade nas redes, combate ao discurso de ódio e às fake news, atuação da comunicação na pandemia, construção de narrativas, representações, memes e os impactos desses fenômenos nos sistemas de comunicação e poder. A palestra de abertura do evento foi conduzida pelo jornalista, produtor e âncora da CNN Brasil, Phelipe Siani. “Comunicar não é fácil. A partir do momento que queremos falar com todos, precisamos explicar bem as coisas, para que toda a população entenda de maneira efetiva. É necessário estar atento às tendências e produzir conteúdos que sejam facilmente compartilháveis”, destacou o palestrante.

Presente no evento, a coordenadora do Setor de Comunicação e Eventos do Coren-RS, Vanessa Drehmer, destacou a diversidade de temas debatidos no encontro e a importância de se atualizar em busca de uma melhor interação com a categoria. “Foram palestras enriquecedoras, sem contar as trocas de experiências entre os profissionais de comunicação presentes. Muitas coisas vamos aplicar e qualificar nosso diálogo com a Enfermagem”, disse.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, e o assessor de Comunicação Ronan Dannenberg, também presentes na atividade, destacaram um episódio envolvendo discurso de ódio contra a Enfermagem, quando profissionais de Camaquã foram atacados após cumprirem à risca o Código de Ética da profissão. “Agimos prontamente na imprensa e em nossos canais de comunicação. Tivemos um resultado muito importante e que significou muito para os colegas daquele município”, enfatizou Rosangela.

Apresentado o CofenPlay

Durante o seminário, Neyson Freire apresentou a plataforma multimídia CofenPlay, que está em fase final de implantação e deve ser lançada até o final do ano. De acordo com o projeto, a ideia é disponibilizar gratuitamente neste canal desde serviços, normas e notícias até documentários, cursos e podcasts voltados exclusivamente para profissionais de Enfermagem. Além do Cofen, os Corens também poderão publicar conteúdos nesta plataforma, que vai utilizar tecnologia de ponta e será integrada com as redes sociais. “Esse será um divisor de águas na história da comunicação dos Conselhos de Enfermagem”, destacou Betânia Santos.

O lançamento dessa multiplataforma evidencia que comunicação segue em constante transformação e que é necessário compreender e se adaptar às novas conjunturas forjadas pela tecnologia. Anfitrião do evento, o presidente Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), James Francisco dos Santos, destacou a importância de reproduzir e transmitir bons valores. “Nosso estado cumpre função elementar na disseminação de informações verdadeiras e confiáveis. Por meio de ações de comunicação e de campanhas publicitárias, estamos ganhando cada vez mais visibilidade no meio digital e nos espaços públicos”, disse.

O cenário atual é especialmente desafiador. Além da pandemia, o país está passando por uma infodemia, que se caracteriza pelo volume exorbitante de notícias, verdadeiras e falsas, sobre a Covid19. No meio de tanta informação, tornou-se difícil para o público encontrar informações idôneas e confiáveis sobre o novo coronavírus. “Isso reforça ainda mais a responsabilidade dos Conselhos de Enfermagem na produção e transmissão de informações corretas, seguras e confiáveis sobre vacinas, terapias, medicamentos e assuntos ligados à saúde pública. Dessa forma, é possível construir um processo infodemiológico, de combate à desinformação e às fake news, para o restabelecimento da verdade e dos consensos científicos que levam ao desenvolvimento da humanidade”, finalizou Neyson Freire.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/06/2024
Enfermeira Fábia Richter, do RS, recebe Colar do Mérito Acadêmico e conquista assento na ABRASCI


18/06/2024
Ministério abre chamada pública para apoio a eventos técnico-científicos em Saúde


18/06/2024
Coren-RS defende nomeação de enfermeira em cargo de gestão no Hospital Cristo Redentor


18/06/2024
Conheça os 82 nomes aprovados para as comissões permanentes e câmaras técnicas do Cofen


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS