Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

02/09/2021
Professora agradece colaboração na pesquisa Práticas de Enfermagem



A professora Dra. Maria Fátima de Sousa, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) emitiu carta de agradecimento a todas(os) que colaboraram com a pesquisa “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde”. A coleta de dados foi concluída no último dia 31 de agosto. Até dezembro, deverá ser apresentado o relatório final do estudo. Confira o texto da professora na íntegra:

Caríssimos(as) colegas,

“Devemos acreditar que somos dotados de alguma coisa e que essa coisa deve ser alcançada a qualquer custo.” Marie Curie

Compreender o valor da ciência e fazê-la em uma ambiência de múltiplas crises não é uma tarefa simples, mas a Rede de Instituições que integram a pesquisa “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primaria à Saúde” soube, com serenidade, determinação, força de vontade e compromisso, fazer um trabalho excepcional.

Hoje, 31 de agosto de 2021, concluímos a etapa de coleta de dados, depois de dezenas de sessões de estudos, oficinas, encontros virtuais, entre outras atividades, para encontrar o caminho possível às surpresas, perguntas e respostas em um tempo de incertezas. Os desafios, para aquelas(es) que fazem do seu ofício uma missão, soam como música aos nossos ouvidos, e nos convidam a imaginar o que seria da nossa profissão se não exercitássemos a ousadia de colocar a Enfermagem em outros patamares nos mundos científico, político, econômico, social e cultural, rumo à superação das desigualdades humanas. Eis as razões das nossas pesquisas.

Os próximos meses, até dezembro, serão dedicados ao processamento do banco de dados, à análise e conclusão do relatório final. E o faremos assim como desenhamos o projeto de pesquisa, desde seus referenciais teóricos do objeto e métodos, até as estratégias de trabalho de campo: sempre contando com cada um(a) de vocês para traduzir esse conhecimento para as instituições corporativas e científicas, a sociedade e o próprio SUS.

Chegou a hora de demonstrar toda a minha gratidão por essa valiosa parceria e trabalho em rede.

Recebam meu abraço fraterno, envolto em um outro pensamento de Marie Curie, que ora parafraseio: “nada na vida deve ser temido, somente compreendido”.

Agora é hora de compreender mais para temer menos.

Profa. Dra. dra. h.c Maria Fátima de Sousa

Departamento de Saúde Coletiva - DSC

Faculdade de Ciências da Saúde - FS

Universidade de Brasília - UnB

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS