Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/09/2021
Enfermeira Cinara Mauri dos Santos será homenageada com o Prêmio Anna Nery, no 23º CBCENF


A enfermeira Cinara Mauri dos Santos será homenageada com o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dentro do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorrerá de 27 a 30 de setembro, em Florianópolis (SC), de forma híbrida (presencial e online). A indicação de Cinara pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) para receber o prêmio dialoga com o protagonismo das mulheres na Enfermagem; com uma assistência humanizada e, acima de tudo, baseada em evidências; além de representar o reconhecimento às(aos) colegas que estão na linha de frente nesse momento tão adverso de pandemia e que não podem ficar na invisibilidade.

“Recebi a indicação ao prêmio Anna Nery com humildade e bastante alegria, entendendo a indicação como a coroação de uma trajetória de 28 anos de dedicação ao serviço público municipal de Porto Alegre, em um hospital de referência, 100% SUS. Pude trabalhar com equipes comprometidas e competentes, com isso, meu empenho e trabalho, hoje lembrados, foram sempre facilitados. Amo ser enfermeira”, diz Cinara. 

Ela destaca, ainda, o quanto a pandemia deu visibilidade ao trabalho essencial da Enfermagem: “Na pandemia tivemos uma visibilidade enorme, pois o cuidado se evidenciou. Como já disse Florence Nightingale, o cuidado existe mesmo sem a cura. E o cuidado é nosso. O cuidado transcende a vida. Precisamos sim, homenagear todos profissionais que, com coragem, seguem atuando de forma humana nas mais diversas frentes de atendimento”.

Conheça um pouco da trajetória da Cinara
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1989. Trabalhou, inicialmente, na formação de técnicas(os) de Enfermagem, no Centro de Educação em Enfermagem (Ceden), por um período de quatro anos.

Em 1990, prestou concurso público para a Prefeitura de Porto Alegre – em 1993, foi chamada, de forma temporária, para atuar no Hospital de Pronto Socorro. No ano seguinte, foi efetivada na instituição, na qual tem uma extensa trajetória: atuou na unidade de Neurologia (por cinco anos); foi gerente da equipe cirúrgica – enfermeiras(os) e médicas(os) – por quatro anos; e atuou como enfermeira assistencial da unidade cirúrgica.

No HPS, ainda fez parte da formação da Comissão de Cuidados da Pele e Tratamento de Feridas e atuou por um ano no bloco cirúrgico e na sala de recuperação cirúrgica. Foi justamente nesse período, no ano de 2015, que enfrentou uma grave doença e ficou afastada por um ano, para tratamento. Retornou para a assistência e, após seis meses, foi submetida a uma nova cirurgia e tratamento. Cumprida essa etapa e vencida a doença, retornou para o trabalho na assistência na enfermaria cirúrgica. Atualmente, continua na assistência da enfermaria de pacientes do HPS.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS