Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/09/2021
Atendimento da Enfermagem a pessoas com deficiência é abordado em live do Coren-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na última terça-feira, dia 14 de setembro, live com o tema “Atendimento da Enfermagem a Pessoas com Deficiência: Como Estar mais Preparado?” O debate teve a participação do conselheiro e auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes, da enfermeira e ouvidora do Coren-RS, Juliana Neves, da psicóloga e conselheira nacional de Saúde, Vitória Bernardes, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Condepa), Nelson Khalil. A transmissão pode ser conferida, na íntegra, CLICANDO AQUI.

Como salientou Nelson durante a live, o tom do debate foi de promover o bom senso e o conhecimento. “Pessoa com deficiência: as pessoas geralmente prestam atenção mais na palavra ‘deficiência’ em vez de destacar a ‘pessoa’. Todos somos pessoas, cada um com suas especificidades”, enfatizou. Para o dirigente, existem problemas no atendimento em saúde a pessoas com deficiência, mas que eles são fruto das condições que dão às(aos) profissionais da área. “Ninguém diz para esses trabalhadores como fazer esse atendimento, que direitos essas pessoas têm. Problemas causados já na formação”, destacou Nelson.

Vitória Bernardes falou sobre o cuidado e destacou a necessidade de se ouvir o que as pessoas com deficiência têm a dizer. “Mesmo que ela não verbalize, ela pode ter condições de se comunicar. Mas será que estamos aptos a reconhecer e validar essas pessoas? A incapacidade de não conseguir se comunicar é da pessoa com ou sem deficiência? Importante problematizar isso em função de tantos meios e recursos já disponíveis”, ponderou.

A ouvidora Juliana reforçou que o preparo no atendimento deve ser algo já incluído no currículo dos cursos ligados à saúde, mas que profissionais também podem procurar conhecimento sobre o tema facilmente na legislação, em artigos e demais materiais. Ela ainda deu seu relato pessoal, como profissional de Enfermagem, e citou exemplos de casos que chegam a Ouvidoria do Coren-RS, entre eles de colegas que são pessoas com deficiência e que têm dificuldade de se inserir no mercado de trabalho.

O conselheiro Luiz Carlos destacou sua experiência no atendimento, em que muitas vezes se via em dúvidas de como atender uma pessoa com deficiência. “Eu e demais colegas, que nunca fomos preparados para isso. A live foi importante por isso, para aprender e para saber que precisamos buscar ainda mais conhecimento sobre o tema”, frisou.

As lives do Coren-RS todas ficam salvas no Facebook ou no YouTube. Você pode assistir a diversos debates sobre variados temas a hora que quiser.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

15/10/2021
Coren-RS abre inscrições do Processo Seletivo para estágio em Administração ou Secretariado


15/10/2021
Coren-RS acolhedor: conselheiras(os) recebem profissionais e futuras(os) colegas da Enfermagem


13/10/2021
Revista Gaúcha de Enfermagem completa 45 anos


13/10/2021
Projeto Coren-RS na área visita Carazinho e realiza mais de 120 atendimentos no município


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS