Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/09/2021
Atendimento da Enfermagem a pessoas com deficiência é abordado em live do Coren-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na última terça-feira, dia 14 de setembro, live com o tema “Atendimento da Enfermagem a Pessoas com Deficiência: Como Estar mais Preparado?” O debate teve a participação do conselheiro e auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes, da enfermeira e ouvidora do Coren-RS, Juliana Neves, da psicóloga e conselheira nacional de Saúde, Vitória Bernardes, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Condepa), Nelson Khalil. A transmissão pode ser conferida, na íntegra, CLICANDO AQUI.

Como salientou Nelson durante a live, o tom do debate foi de promover o bom senso e o conhecimento. “Pessoa com deficiência: as pessoas geralmente prestam atenção mais na palavra ‘deficiência’ em vez de destacar a ‘pessoa’. Todos somos pessoas, cada um com suas especificidades”, enfatizou. Para o dirigente, existem problemas no atendimento em saúde a pessoas com deficiência, mas que eles são fruto das condições que dão às(aos) profissionais da área. “Ninguém diz para esses trabalhadores como fazer esse atendimento, que direitos essas pessoas têm. Problemas causados já na formação”, destacou Nelson.

Vitória Bernardes falou sobre o cuidado e destacou a necessidade de se ouvir o que as pessoas com deficiência têm a dizer. “Mesmo que ela não verbalize, ela pode ter condições de se comunicar. Mas será que estamos aptos a reconhecer e validar essas pessoas? A incapacidade de não conseguir se comunicar é da pessoa com ou sem deficiência? Importante problematizar isso em função de tantos meios e recursos já disponíveis”, ponderou.

A ouvidora Juliana reforçou que o preparo no atendimento deve ser algo já incluído no currículo dos cursos ligados à saúde, mas que profissionais também podem procurar conhecimento sobre o tema facilmente na legislação, em artigos e demais materiais. Ela ainda deu seu relato pessoal, como profissional de Enfermagem, e citou exemplos de casos que chegam a Ouvidoria do Coren-RS, entre eles de colegas que são pessoas com deficiência e que têm dificuldade de se inserir no mercado de trabalho.

O conselheiro Luiz Carlos destacou sua experiência no atendimento, em que muitas vezes se via em dúvidas de como atender uma pessoa com deficiência. “Eu e demais colegas, que nunca fomos preparados para isso. A live foi importante por isso, para aprender e para saber que precisamos buscar ainda mais conhecimento sobre o tema”, frisou.

As lives do Coren-RS todas ficam salvas no Facebook ou no YouTube. Você pode assistir a diversos debates sobre variados temas a hora que quiser.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS