Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/09/2021
Presidente do Coren-RS participa de roda de conversa na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência



A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), enfermeira Rosangela Gomes Schneider, participou da roda de conversa referente à XXVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência (PcD). O evento foi realizado em 28 de agosto, sendo proposto pelo deputado estadual Thiago Duarte, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Em sua fala, Rosangela falou sobre os desafios enfrentados pelas(os) PcDs, citando como exemplo as dificuldades enfrentadas para prestar atendimento a quem tem deficiência auditiva. A presidente defendeu o aprendizado sobre libras (linguagem de sinais) para que esse público seja acolhido de maneira adequada, não só por parte da Enfermagem, mas em qualquer prestação de serviço. Com base em sua experiência profissional (Rosangela foi enfermeira do Hospital de Pronto Socorro, e Porto Alegre) a dirigente reforçou que as libras devem ser o nosso segundo idioma. “Devemos instituir políticas públicas em que a linguagem dos sinais seja ensinada não somente nos hospitais, mas para todos. É sobre inclusão”, acrescentou.

O tema, inclusive, foi abordado pelo próprio Coren-RS em 14 de setembro, no Facebook e no YouTube. A live “Atendimento da Enfermagem a pessoas com deficiência: como estar mais preparado?” teve a participação da psicóloga e conselheira nacional de Saúde, Vitória Bernardes, da ouvidora do Coren-RS, Juliana Neves, e de Nelson Kahlil, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Condepa). Para assistir, CLIQUE AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Paulo Costa
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS