Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/09/2021
Vacinação é fundamental para evitar novos surtos no Brasil



A variante Delta, uma das mutações do Coronavírus, já é uma realidade no Brasil e tem preocupado pesquisadoras(es) e profissionais da Saúde pela sua rápida transmissibilidade. O enfermeiro Wanderson Oliveira, doutor em epidemiologia e ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, vê com preocupação a facilidade de transmissão.

“Comparado com outras variantes como, por exemplo, a variante original que poderia ter duas pessoas infectadas a partir de um caso, na variante Delta isso varia entre sete e oito pessoas. Então é muito maior”, destaca o epidemiologista, primeiro enfermeiro a assumir um cargo no primeiro escalão do Ministério da Saúde.

A Delta foi detectada pela primeira vez em dezembro de 2020 na Índia e já foi identificada em mais de 130 países. No Brasil, vários estados já apresentam transmissão comunitária pela cepa, como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e o Distrito Federal. De acordo com o epidemiologista Wanderson Oliveira, 60% das amostras testadas no Brasil que vão para o sequenciamento, são por variante Delta.

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com mais casos. Mas, apesar do avanço da variante no país, especialistas notam que não há alta significativa de casos e internações, como está ocorrendo nos Estados Unidos, que já possui mais de 99% dos casos pela variante. Especialistas associam este cenário no Brasil ao avanço da vacinação e o uso de máscaras. Monitoramento do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, por meio do Observatório da Enfermagem, registra queda dos óbitos entre as(os) profissionais.

“As vacinas são muito eficientes para poder evitar casos graves e de óbitos, mas nenhuma vacina tem o objetivo de evitar que a pessoa pegue a Covid-19. Nosso objetivo é, primordialmente, evitar que quem pegue Covid19 não corra o risco de morrer ou ficar em estado muito grave e para esse quesito, todas as vacinas estão mostrando alta eficácia e efetividade”, destaca Wanderson Oliveira.

O epidemiologista explica também que a motivação de uma dose de reforço é pelas características individuais da pessoa idosa, que na maioria das vezes tem a imunossenescência, ou seja, a imunidade vai caindo. “Isso não vale para uma vacina específica, não é só para a CoronaVac ou Pfizer, e é indicada para idosos e imunossuprimidos”, afirma.

“Manter o distanciamento social mínimo de 1,5 metro, o uso contínuo e correto de máscaras faciais adequadas e realizar a higienização constante das mãos são as melhores maneiras de prevenir a transmissão e a contaminação”, explica o coordenador do Comitê Gestor de Crise do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Fernando.

O epidemiologista destaca também que ainda é cedo para entender o impacto da Delta no país, mas informa que a situação merece atenção devido a rápida circulação do vírus. “Nós ainda estamos tentando compreender a situação da variante no País, mas olhando os dados, talvez a gente tenha aumento de casos mais precisos em meados de final de setembro e outubro”.

Enfermagem na pandemia – A pandemia agravou as dificuldades da Enfermagem e alterou a forma de trabalho destas(es) profissionais, que estão na linha de frente do combate à doença. Eles precisaram se adequar às novas medidas de segurança e seguir todos os protocolos de forma rígida, enquanto trabalhavam exaustivamente no atendimento aos pacientes e tinham que enfrentar o medo de contrair a doença.

Para Wanderson Oliveira, a Enfermagem tem mostrado sua importância no Sistema de Saúde. “A Enfermagem que a gente conhecia antes da pandemia não será mais a mesma. Será uma Enfermagem mais proativa, mais consciente do seu espaço e mais consciente do seu papel e importância”, destacou.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS