Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/09/2021
Confira programação da Semana da Doação de Órgãos 2021



De 26 de setembro a 1º de outubro, o projeto Cultura Doadora preparou uma programação intensa para a Semana da Doação de Órgãos deste ano, integrando a campanha Setembro Verde, criada para sensibilizar sobre a doação. A iniciativa tem apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).

Serão cinco painéis virtuais tratando dos diferentes aspectos entre a doação, o transplante e a vida após o transplante e um curso para a enfermagem sobre a formação de Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott). As transmissões podem ser conferidas por meio do canal do projeto Cultura Doadora no YouTube (CLIQUE AQUI), exceto a Live do Coren-RS do dia 28, em que a transmissão será feita pelos canais do Conselho (ACESSE AQUI). 

Participam das atividades transplantadas(os), pacientes em lista de espera, integrantes de famílias doadoras, médicas(os) e equipes de Enfermagem responsáveis por conversar com familiares após a morte encefálica de pacientes para colocar a possibilidade de doação.

A iniciativa tem como propostas sensibilizar a sociedade para a doação, bem como discutir melhorias necessárias na estrutura do sistema de transplantes de forma a salvar mais vidas.

Programação:

26/09 – 10h às 14h – Caminhada e distribuição de materiais informativos sobre doação de órgãos e tecidos no Brique da Redenção, em Porto Alegre.

27/09 – 19h – Painel Quando um sim salva vidas e ameniza dores, com a participação de Roberta Bortolini e Luciana Feijó, integrantes de famílias doadoras; Marindia Lahm, paciente em lista de espera por pulmão; e a psicóloga Carla Giuliani, da Cihdott do Hospital Montenegro 100% SUS, de Montenegro.

28/09 – 16h – Live do Coren-RS: O papel da Enfermagem no processo da doação e transplantes de órgãos, com Glaci Borges (coordenadora do projeto Cultura Doadora) e as enfermeiras Vanessa Moura da Silva e Simone Lysakowski.

29/09 e 30/09 – 13h às 18h – Curso Formação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts), ministrado pelos médicos Valter Duro Garcia, Rafael Rosa, Joel de Andrade, Fernanda Bonow, Luciana Cacavo, Daniela Aguiar e Eduardo Berbigier; e as enfermeiras Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e Katiane Rocha. As Cihdotts são equipes multiprofissionais da área de saúde, com a finalidade de organizar as rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes dentro dos respectivos hospitais. Informações e inscrições pelo e-mail contato@fundaceoaecarta.org.br e fone 51. 4009.2971.

29/09 – 19h – Painel Como se dá a captação de órgãos para transplantes no RS, com a participação da médica Fernanda Bonow, da OPO1 – da Santa Casa de Porto Alegre; da médica Luciana Miguel, da OPO 2, do Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre; do médico Thiago Passanin, da OPO 3, do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul; do médico Cassiano Crusius, da OPO 4, do Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo; da médica Fernanda Almeida, da OPO 5, da Santa Casa de Rio Grande; e do médico Nelson Franco Barbosa Neto, da OPO 6, do Hospital Bruno Born, de Lajeado.

30/09 – 19h – Painel As Centrais de Transplantes da Região Sul do Brasil, suas estratégias e resultados, com os Coordenadores das Centrais de Transplantes do Paraná, Luana Alves Tannous, de Santa Catarina, Joel de Andrade, e do Rio Grande do Sul.

01/10 – 19h – Painel A vida após o transplante de coração, fígado e pulmão em adultos e crianças, com a participação de Monique Perosa, transplantada de coração; Claudia Picolotto, transplantada de fígado intervivos; e Luana Severo, mãe do Pedro, transplantado de pulmão.

Fonte: Fundação Ecarta

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS